JornalCana

Odebrecht confirma compra da Alcídia

São Paulo, O Grupo Odebrecht anunciou ontem a compra de 85% da Destilaria Alcídia, em Teodoro Sampaio (SP). A aquisição foi feita por R$ 264 milhões. Outros R$ 20,6 milhões serão investidos na modernização e ampliação do processamento de cana-de-açúcar, dos atuais 1,3 milhão de toneladas, para 2,1 milhões de toneladas até 2009. O grupo anunciou ainda o arrendamento de 40 mil hectares no entorno dessa fábrica. “O plantio da cana começará no fim deste ano”, diz Clayton de Miranda, empresário-parceiro da Odebrecht.A usina Alcídia foi fundada em 1978, a primeira do Programa Brasileiro do Álcool (ProÁlcool). Com a transação, o Grupo Odebrecht passa a deter 85% do negócio. Os 15% restantes continuam com o acionista Lamartine Navarro Neto.

Ainda sem previsão de investimentos, três a quatro usinas deverão ser construídas no entorno. Mas a intenção é que tais unidades sejam responsáveis até 2013 pelo processamento da produção estimada entre 12 milhões e 15 milhões de toneladas de cana-de-açúcar que serão cultivadas nas terras arrendadas pelo grupo.

A expectativa é que em 2012 a Alcídia esteja em plena capacidade de produção, atingindo cerca de 4,2 milhões de toneladas anuais. A venda da maior parte da destilaria, segundo Lamartine, foi necessária para financiar o investimento do negócio. “A usina sempre enfrentou dificuldades. O crescimento foi lento, com poucos recursos financeiros. Sofreu com a crise do final dos anos 90. Para crescer como o mercado exige hoje, tinha que ser vendida ou partir para parcerias, como agora”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram