Mercado

Odebrecht compra sua primeira usina de álcool

O Grupo Odebrecht anunciou ontem a compra da Destilaria Alcídia, localizada no município de Teodoro Sampaio, na região do Pontal do Paranapanema, em São Paulo. O valor do negócio foi de R$ 290 milhões. Foi a primeira aquisição realizada pela Odebrecht depois que o grupo anunciou oficialmente o interesse em investir no mercado brasileiro de açúcar e álcool.

Segundo Eduardo Pereira de Carvalho, ex-presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e diretor da empresa que será criada pela Odebrecht para abrigar os ativos na área sucroalcooleira, há negociações em andamento para aquisição de novos negócios na região do Pontal. Além da Alcídia, a região tem três usinas em operação: Caiuá, Alvorada do Oeste e Paranapanema. Há outras duas em construção.

O objetivo da Odebrecht, segundo Carvalho, é montar, em até uma década, três fortes bases industriais com capacidade de moagem de 12 milhões a 15 milhões de toneladas de cana por safra cada uma. Além do Pontal, Carvalho afirma que o projeto prevê a formação dessas estruturas em Mato Grosso do Sul e Goiás. O objetivo é sermos um dos líderes do mercado de açúcar e álcool no Brasil, diz. Hoje, a liderança é da Cosan, que reúne capacidade de processamento de 40 milhões de toneladas por safra e tem um plano para alcançar 60 milhões em poucos anos.

A usina adquirida pela Odebrecht tem hoje capacidade para moer 1,3 milhão de toneladas de cana. O plano é elevar essa capacidade para 4,2 milhões de toneladas por ano.

Banner Revistas Mobile