JornalCana

Obvio!, carro tipo exportação, será atração em salões nos EUA

No prédio da MVC Marcopolo, fabricante de carrocerias em São Bernardo do Campo (SP), uma equipe 45 técnicos trabalhou até a madrugada de hoje para concluir a montagem, praticamente manual, do primeiro 0bvio!, minicarro que será fabricado inicialmente apenas para exportação. O veículo seguiu em caminhão para o Rio de Janeiro, onde deverá ser apresentado à governadora Rosinha Garotinho em um evento às 10 horas.

Na próxima semana, essa versão do Obvio! chamada de 012, e outra menor, a 828, serão enviadas aos Estados Unidos para participar do Salão do Automóvel de São Francisco, na Califórnia, região para a qual a montadora brasileira Obvio! Automotoveículos Ltda espera exportar 50 mil unidades ao ano. O primeiro contrato, no valor de US$ 700 milhões, foi assinado com a ZAP (Zero Air Polution), fabricante californiana de veículos elétricos.

A produção em série deve começar em 2006, na fábrica de Xerém, Duque de Caxias, que está sendo montada com investimento inicial de US$ 25 milhões. O primeiro lote de carros, entre 7,5 mil e 10 mil unidades, deve ser exportado no segundo semestre de 2007. Depois, a previsão é de vendas anuais de 50 mil modelos. Será o primeiro carro flexível dos Estados Unidos que poderá ser abastecido com gasolina ou álcool, informa Celso Meirelles de Oliveira Santos, diretor e designer da Obvio!. O carro terá tecnologia para rodar com álcool de milho, usado nos EUA como mistura à gasolina na proporção de 15%.

Segundo o presidente da Obvio!, Ricardo Machado, a versão 828, com 2,65 metros e capacidade para três pessoas, vai custar US$ 14 mil. A 012, mais sofisticada, será vendida por US$ 24 mil. Os modelos trazem inovações como um computador multimídia que será fornecido pela empresa iMobile.

O presidente da ZAP, Max Scheder-Bieschin, veio ao Brasil acompanhar a finalização da produção dos dois protótipos, que também serão apresentados no Salão de Los Angeles, em janeiro, e no de Orlando, em fevereiro. A filosofia da nossa empresa é ter produtos únicos, que sejam sustentáveis, chamem a atenção e tenham alta qualidade, diz Bieschin.

A ZAP, companhia pública criada em 1994 com ações na Bolsa de Nova York, já vendeu 90 mil veículos elétricos, entre patinetes, bicicletas e carros. O acordo com a Obvio! foi assinado em setembro e inclui a compra de 20% das ações da empresa brasileira. Inicialmente, Machado negociou a exportação com a Auto America Group, mas o negócio foi desfeito. Temos certeza de que o mercado americano quer veículos pequenos e econômicos e vamos atuar nesse nicho, com produtos diferenciados, sem competir com as grandes montadoras, afirma Bieschin. O consumidor alvo, diz ele, são pessoas que já possuem um ou dois veículos e querem uma terceira opção para andar pela cidade. Vamos oferecer um produto de alta tecnologia e que faz bem para o meio ambiente. O executivo deve se reunir com representantes da Petrobrás para discutir estratégias de implantação de bombas de fornecimento de álcool nos postos da região norte-americana, uma das mais preocupadas com a questão ambiental.

O governo do Rio ofereceu incentivos fiscais para a fábrica, como redução de ICMS e a construção de uma estrada ligando Xerém ao Porto de Sepetiba. A Prefeitura de Duque de Caxias alugou o galpão para a produção, onde funcionou a Fábrica Nacional de Motores (FNM), adquirido da Fiat.

Quando operar com capacidade de 50 mil a 70 mil veículos, a empresa deve criar cerca de 4 mil empregos.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram