JornalCana

Observatório do Setor Sucroalcooleiro realiza workshop

A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEARP/USP realiza nesta quinta-feira (10), a partir das 9h, o I Workshop do Observatório do Setor Sucroalcooleiro. O evento será realizado no Campus da USP, em Ribeirão Preto, SP.

A abertura do evento será feita pelo professor Rudinei Toneto Júnior e pelo presidente da Unica (União da Indústria de Cana-de-açúcar), Marcos Jank. A partir das 10h, o professor Sigismundo Bialoslkorki Neto vai coordenar as apresentações de artigos e palestras de especialistas do setor.

O primeiro artigo será da professora Roseli da Silva, que vai falar sobre os impactos sócio-econômicos do setor sucroalcooleiro do Estado de São Paulo. Em seguida, o professor Alceu Salles Camargo Júnior mostrará indicadores sócio-econômicos da cana-de-açúcar no Estado.

Um estudo sobre Distribuição do Valor Adicionado (DVA) será apresentado pela especialista Mariana Simões Ferraz do Amaral Fregonesi. Logo em seguida, o mercado de trabalho será tema abordado pela professora Lara Liboni.

Duas palestras encerram a programação da manhã. Luiz Fernando Abussamra, da Risk Office, vai falar sobre gestão de risco no setor sucroalcooleiro. Já a professora Maísa de Souza Ribeiro vai abordar os créditos de carbono e seus efeitos na estrutura patrimonial das empresas.

Após o almoço, a professora Nara Rossetti fará uma análise sobre a estrutura de capital das usinas. A apresentação antecede a análise de rentabilidade do segmento, tema que será abordado por Mariana Fregonesi. Em seguida, a especialista Tatiana Albanez fará uma avaliação da estrutura de custos do setor no País.

Nara Rossetti volta à mesa de discussões para fazer uma análise comparativa da volatilidade das ações de empresas do setor com o Ibovespa. Em seguida será a vez do especialista Rodrigo Takeushi, que vai falar sobre eficiência nos mercados de açúcar.

Celso Zanatto, representante da Crystalsev, fará uma palestra sobre a viabilidade da cogeração de energia, levando em conta os entraves e as oportunidades. Logo em seguida, o coordenador do Ceise-BR, Mário Garrefa, vai orientar as discussões sobre bens de capital e indústria.

Lara Liboni abre a série de apresentações falando sobre a indústria de equipamentos. Antes da pausa para o coffe-break, Alceu Júnior entra em cena para fazer uma análise da produtividade do álcool e do açúcar.

A expansão da cadeia de cana-de-açúcar e suas implicações para uso da terra e desenvolvimento do Cerrado serão temas da palestra de Martha Junior, pesquisadora da Embrapa Cerrados. Em seguida, Sigismundo Neto vai apresentar os programas de agronegócios da FEA/USP.

O encerramento do workshop ficará por conta das discussões sobre o momento atual do setor. A mesa, coordenada pelo professor Rudinei, será composta por Marcos Jank, Eduardo de Carvalho, Pedro Biagi, André Biagi, Homero Arruda e Clésio Balbo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram