JornalCana

“O setor precisa colocar o Consecana em discussão”

O setor necessita urgentemente promover uma ampla discussão a respeito da eficiência do Consecana. Esta é a opinião de Arnaldo Luiz Corrêa, da Archer Consulting, Assessoria em mercado de Futuros, Opções e Derivativos. Veja suas razões:

“Não há dúvida que o modelo teve incontestável sucesso desde a sua criação. No entanto, modelos não são perfeitos e precisam ser ajustados e melhorados para se adequarem à realidade de um mercado e um mundo em constante mudança. Por muito tempo, o Consecana pareceu refletir os anseios do setor e definir, de maneira justa, a remuneração dos fornecedores de cana. Serviu sob determinadas condições de mercado, mas é incontestável que hoje o modelo prejudica igualmente as usinas e os próprios fornecedores de cana quando essas condições mudam, como é o caso atual em que o mundo açucareiro passou de um superávit para um déficit mundial”.

Corrêa entende que é preciso analisar com a devida profundidade as restrições que o atual modelo apresenta em mercados invertidos, aqueles cujos preços dos meses com vencimento mais curto negociados no mercado futuro são mais altos do que os meses com vencimentos mais longos, como é o caso agora.

Leia o artigo completo clicando aqui.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram