JornalCana

O sertão vai virar mar… de cana no Nordeste

Uma verdadeira revolução está acontecendo na região Nordeste do Brasil. As boas notícias são inúmeras e a partir da edição de novembro do JornalCana em papel e das próximas edições, as importantes ações do setor nordestino serão conhecidas do setor sucroalcooleiro. O Canaweb antecipa algumas.

Quer melhor notícia senão a de que as associações de plantadores de cana da região Nordeste estão formalizando a criação da União Nordestina dos Produtores de Cana – Unida?

E que uma das metas da Unida é a criação da Agência Nacional da Agroindústria Canavieira, que daria ao setor sucroalcooleiro a mesma representatividade da Agência Nacional do Petróleo?

Outra ação que está em estágio avançado de formalização pela Unida é o Fundo de Pensão dos Canavieiros, que nasce no Norte/Nordeste já com 20 mil pensionistas e que deve avançar para o Centro-Sul.

Mais: dois projetos importantes surgiram nos últimos anos, com grandes resultados, e um terceiro, revolucionário, está em gestação. O primeiro é o Projeto de Recomposição Canavieira na Mata Norte de Pernambuco – Prorenor, e o segundo é o Proresul, programa equivalente para a Mata Sul. O Prorenor foi criado em 2000, após dois anos consecutivos de seca, e até o momento apresenta o resultado de 25 mil hectares recompostos, geração direta de 20 mil empregos e acréscimo de produção de mais de 3 milhões de toneladas de cana. O Proresul foi instituído em março deste ano e engloba 27 municípios e 10 mil hectares de área de cana-de-açúcar. Ambos destinam recursos exclusivos para fornecedores de cana.

Os êxitos do Prorenor e do Proresul permitiram ao setor produtivo da cana em Pernambuco gerar o terceiro programa, o Pólo canavieiro do Sertão Extremo Oeste de Pernambuco – Prodoeste.

O Prodoeste tem origem a partir da viabilização pelo Governo Federal do chamado Canal Sertão Pernambuco, que terá início em 2003, nascendo no lago de Sobradinho (BA) e percorrendo 700 quilômetros em terras pernambucanas. Esse grande canal inclui também a construção de 5 mini-hidrelétricas e o transporte de 130 metros cúbicos por segundo de água, para consumo urbano e irrigação na região.

O Prodoeste envolverá, em duas etapas, área agricultável de 130 mil hectares, com participação mínima de 80% de fornecedores de cana e a produção prevista de 13,6 milhões de toneladas de cana, a serem processadas em 13 a 14 usinas a ser instaladas na região. O projeto funcionará como uma grande reforma agrária, recuperando o sertão e gerando espaço para o pequeno e médio produtor de cana, entre outros benefícios. A perspectiva é tão boa que o plantio das sementeiras começa a acontecer em 60 dias.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram