Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos, da USP (1963), João Guilherme Sabino Ometto é considerado um dos medalhões do setor sucroenergético. Dono de um vasto currículo profissional, foi presidente da Unica e da Copersucar, mas foi na dirigindo o Grupo São Martinho — onde atualmente compõe o Conselho Deliberativo — que Ometto deixou um de seus mais expressivos legados.
Leia mais: Por que Rubens Ometto foi eleito Sugar Man of the Year 2017
A São Martinho está entre os maiores grupos sucroenergéticos do Brasil, com capacidade aproximada de moagem de 24 milhões de toneladas de cana. Possui quatro usinas em operação: São Martinho, em Pradópolis, na região de Ribeirão Preto (SP); Iracema, em Iracemápolis, na região de Limeira (SP), Santa Cruz, localizada em Américo Brasiliense (SP) e Boa Vista, em Quirinópolis, a 300 quilômetros de Goiânia (GO). A companhia também possui uma unidade para produção de ácido ribonucleico, a Omtek, também localizada em Iracemápolis. O índice médio de mecanização da colheita é de 98,9%, chegando a 100% na Usina Boa Vista.
Leia mais: Quem é a maior comercializadora de açúcar e etanol e por que ela foi premiada
As usinas São Martinho, Iracema e Santa Cruz produzem açúcar e etanol, enquanto que a Usina Boa Vista é dedicada exclusivamente à produção de etanol. Todas elas geram energia elétrica a partir da queima do bagaço da cana, garantindo autossuficiência e venda do excedente (exceto a usina Iracema).
Na safra 2016/17, foram processadas um total de 19.281 milhões de toneladas de cana, ainda considerando a participação proporcional da Usina Boa Vista (50,95%), que resultaram em 1.301 toneladas de açúcar e 667 mil m³ de etanol.
Leia mais: Conheça a produção sustentável que premiou o Grupo Pantaleon
Após um abrangente processo de profissionalização, a São Martinho teve, a partir de fevereiro de 2007, suas ações negociadas no Novo Mercado, índice mais elevado de governança corporativa, da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa), sob o código SMTO3.
Leia mais: Por que Luciano Sanches Fernandes foi eleito Empresário do Ano
Saídas para os biocombustíveis, segundo João Guilherme Sabino Ometto
João Guilherme Sabino Ometto é um executivo cuja visão estratégica é admirada por muitos. Em recente artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, ele expôs sua visão sobre os biocombustíveis no Brasil. “No setor de combustíveis líquidos, o Brasil está diante de duas opções: resignar-se à condição de importador estrutural, construindo mais terminais portuários para viabilizar a compra externa de estimados 24 bilhões de litros de gasolina e 28 bilhões de litros de diesel por ano em 2025, com dispêndio anual de 20 bilhões de dólares, a preços atuais; ou criar condições que viabilizem a retomada do interesse no investimento privado em biocombustíveis, consolidando a sua transição da economia do carbono para a sustentável”, afirma.
Quem é Quem no Setor
Pela suma importância no setor, João Guilherme Sabino Ometto será homenageado na noite de 6 de novembro durante o Prêmio MasterCana, que acontece na Villa Bisutti, em São Paulo, capital. Ele tem presença confirmada no evento onde receberá o troféu na categoria Quem é Quem no Setor, que reconhece as personalidades mais emblemáticas da história da agroindústria canavieira.
Mais informações:
Prêmio MasterCana Award
Data: 6 de novembro de 2017
Horário: 19:30
Local: Casa Villa Bisutti – São Paulo (SP)
Contato: [email protected] – (16) 99153-8690