JornalCana

O que é Design Industrial Sucroalcooleiro?

Assunto que integra o tema “O que é Tecnologia Alternativa?” com objetivo aumentar lucros. Em nossa região o Design esta lento, enquanto que nos países do primeiro mundo já se repensa o seu futuro. aliado à crise ambiental para “Por fim ao lixo industrial”

O Design, faz parte da civilização técnica da produtividade, é fundamental para o desenvolvimento industrial. Como artifício que conjuga ser humano e natureza de forma harmônica, como uma linguagem que viabiliza bons projetos; transforma pensamentos em coisas tangíveis, elimina supérfluos até chegar ao essencial. Não adaptar-se ao design industrial, é o mesmo que destinar a empresa à falência.

Das 100 importantes unidades de produção que pesquisei, alguns dizem que o design é um “gasto”. Não sabem que Qualidade Total somente é sustentável pela aplicação do design, porque é o design que acelera o crescimento e garante a vantagem competitiva sustentável.

O principal objetivo das empresas é alcançar a “lucratividade máxima” e para alcançar esse objetivo é necessário exceder às necessidades dos compradores, oferecendo produtos diferenciados com custos de produção menores do que o dos concorrentes; e saber negociar oportunamente este diferencial que lhe é favorável.

Quem atua no setor sucroalcooleiro sabe que um produto diferenciado ou um simples diferencial de qualidade e o custo do produto, são fatores de sobrevivência, que dependem das tecnologias utilizadas nos elos de produção industrial; utilizando design industrial em contínua mudança para acompanhar os mercados exigentes.

Neste panorama, nas pesquisas de chão de fábrica, constatei que as fábricas são projetadas com grande capacidade para se obter economia de escala e têm como regra geral: equipamentos projetados com design de engenharia especializada onde para operar processos eficientes, possuem uma equipe bem treinada e um bom gerenciamento.

Existe um ditado que diz: para se ter uma empresa nota 10, o diferencial está em seu capital humano, utilizando-se de equipamentos e processos eficientes, porém; pelo que constatei muitas unidades ainda estão longe da nota 10. Mas, não adianta correr a corrida dos outros. Para se ter a chance do sucesso, tem que definir a sua própria corrida e construir sua própria história de sucesso, degrau por degrau.

Continua nos próximos números.

reynaldochavezrojas@gmail.com

Consultor Açucareiro Internacional

www.canasauro.blogspot.com

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram