JornalCana

“O plano é usar etanol na próxima temporada”, diz vice-presidente da NASCAR

A “National Association for Stock Car Auto Racing” (NASCAR), uma das categorias mais populares do automobilismo dos Estados Unidos, está testando uma mistura de 15% de etanol (E15) na gasolina, que poderá ser utilizada para abastecer os carros da categoria Sprint Cup na temporada de 2011. O vice-presidente da NASCAR, Robin Pemberton, confirmou que o plano é usar etanol na próxima temporada. “Ainda estamos testando o combustível e a porcentagem da mistura ideal. Nosso objetivo é usarmos o etanol nas competições de 2011”.

A rede de televisão Fox Sports divulgou que a equipe Hendrick Motorsports, está realizando os testes com o novo combustível, o que poderá estimular o desenvolvimento de motores compatíveis com a presença do etanol na mistura, caso seja aprovada.

O diretor da Sprint Cup, John Darby, em entrevista ao site SceneDaily.com, disse que os testes ainda são “um projeto de pesquisa” e os organizadores da NASCAR estão considerando uma variedade de combustíveis para a temporada 2011, com porcentagens diferentes de etanol adicionado à gasolina. “Uma vez que tivermos uma mistura de etanol teremos que ter tempo para que as equipes testem e trabalhem conforme suas necessidades. Quanto tempo isso levará? No melhor dos casos, seis meses,” concluiu.

Alfred Szwarc, consultor de emissões e tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), afirmou que a pesquisa sobre o uso da mistura E15 na NASCAR e a real perspectiva de sua utilização a partir de 2011 representam mais um passo para que o automobilismo esportivo entre na era da sustentabilidade, “utilizando um combustível de origem renovável e reduzindo a emissão de gás carbônico (CO2), principal responsável pela intensificação do efeito estufa”. (Com informações da Unica)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram