JornalCana

O número de pessoas afetadas por catástrofes climáticas no Brasil, nos últimos dez anos, coloca o País como o 11º com ma

O presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Maurício Tolmasquim, informou nessa semana que o governo pretende licitar no ano que vem linhas de transmissão que li- garão usinas de biomassa do Centro-Oeste ao sistema de transmissão do país. Com a construção das linhas e subestações, essas usinas – que produzem energia elétrica usando bagaço de cana-de-açúcar – poderão começar a gerar energia a partir de janeiro de 2010.

De acordo com Tolmasquim, as usinas têm capacidade de produzir cerca de 2 mil MW – mais da metade da usina de Santo Antônio, no rio Madeira, por exemplo. “Poderemos entrar com novas usinas competitivas, mais baratas do que hidrelétricas”, disse Tolmasquim.

Hoje, as usinas de biomassa reclamam que não têm condições de participar dos leilões de energia porque não existem linhas de transmissão para levar a produção delas ao resto do país.

Obra de R$ 366 milhões já foi licitada

O presidente da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Jerson Kelman, disse que o governo federal entrou em acordo com o governo do Estado de Rondônia para a construção de uma linha de transmissão que ligará o Estado, além do Acre, ao sistema de transmissão de energia elétrica do resto do país.

A linha, que demandará investimentos de R$ 366,3 milhões, já foi licitada. A construção começaria em julho, mas ainda não foi iniciada porque depende de licenciamento do governo de Rondônia. “Não começou porque o go- verno (do Estado) teme perder o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que arrecada com a queima do óleo”, aponta Kelman.

Sem a interligação, os Estados do Norte consomem energia de termelétri- cas movidas a óleo – mais caras do que a de outras usinas. Para que essas termelétricas possam comprar o óleo, o governo criou a CCC (Conta Consumo de Combustíveis Fósseis), que é cobrada de todos os consumidores de energia elétrica do país.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram