JornalCana

O homem de 150 mil hectares de cana

Considerando que 1 hectare é equivalente a dois campos de futebol (lado a lado), alguém seria capaz de plantar o equivalente a 308 mil campos de futebol de cana? Paulo Lima Mendonça, ex-administrador agrícola da Usina São Martinho e diretor da empresa Sócana, de Pradópolis (SP), diz ter conseguido atingir essa marca fundando em torno de 154 mil hectares de cana.

Mendonça se sente realizado ao relembrar os 52 anos de trabalho, quando ensinou até índio a plantar e cortar cana. “Plantei mais de 150 mil hectares de cana ao longo dos 52 anos de minha carreira. Sou o maior fundador e cultivador de cana do Brasil, senão do mundo. Cheguei a plantar cana tracionando o boi com implementos improvisados. Na antiga Destilaria RS, no Mato Grosso do Sul, por exemplo, ensinei os índios terenas a plantar e cortar cana. Hoje, eles são exímios funcionários”.

O especialista trabalhou 33 anos na São Martinho e em vinte usinas do país. Atualmente é consultor da usina Goiasa, de Goiatuba, GO e está desenvolvendo também um trabalho de implantação do canavial na Destilaria Pantanal, de Sidrolândia (MS). “No momento existem 1,5 mil ha plantados na Pantanal. A intenção é chegar a 10 mil ha de cana. “Não pretendo parar não”, diz, resoluto. “O canavial é minha vida pois desde os 14 anos trabalho neste setor. Além disso, hoje sou um dos fornecedores da Goiasa, pois tenho um propriedade no município de Bom Jesus de Goiás e forneço cerca de 5 mil toneladas por safra”, informa.

Confira matéria completa na edição deste mês do JornalCana.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram