JornalCana

O futuro do álcool combustível é tema de Conferência Internacional

O painel “A Relação entre o Álcool Combustível de Biomassa e o Meio Ambiente: Novas Abordagens” foi um dos temas da II Conferência Internacional: A Internacionalização do Álcool Combustível, promovida na terça-feira pela Datagro e ProCana. Esse tema foi presidido pelo deputado estadual Arnaldo Jardim (PPS-SP), que coordena a Frente Parlamentar pela Energia Limpa e Renovável da Assembléia Legislativa de São Paulo. O painel fez parte da programação do Ethanol Day que reuniu autoridades mundiais para debater o papel estratégico do álcool combustível brasileiro, como fonte de energia renovável nas matrizes energéticas, e as ações necessárias para levá-lo à condição de commodity internacional.

A mesa coordenada por Arnaldo Jardim contou com a participação do Secretário de Políticas Industriais do Ministério da Ciência e Tecnologia, Maurício Mendonça, e da Coordenadora da Câmara de Mudanças Climáticas do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, Laura Tetti.

Jardim destacou a importância do setor sucroalcooleiro pelo seu dinamismo e questionou os palestrantes sobre os resultados obtidos na Cúpula Mundial do Desenvolvimento Sustentado, Rio + 10, realizada em Johannesburgo e sobre a participação da energia limpa e renovável no comércio mundial.

Durante a conferência, Eduardo Carvalho, presidente da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo – Unica, afirmou que o álcool combustível é alternativa energética importante para o Brasil e países que produzem cana, beterraba e cereais, entre outras matérias-primas, “mas existe uma resistência à importação do produto por parte da União Européia e dos Estados Unidos. O Brasil pretende negociar o álcool num ambiente de livre mercado, sem barreiras. O Brasil pode ajudar os demais países a garantir o abastecimento de álcool”, explicou Carvalho.

Sip de Vries, presidente de uma associação européia de produtores rurais, e Bob Dinneen, presidente da Renewable Fuels Association, dos Estados Unidos, se mostraram interessados em incentivar seus próprios produtores por meio do incremento da produção agrícola para o fornecimento de álcool combustível.

Para Luiz Carlos Corrêa Carvalho, representante da Canaplan e consultor da Unica, é visível o crescimento do consumo de álcool combustível na Ásia, como no caso da China e da Tailândia, em que o crescimento econômico elevou a demanda por carros e, conseqüentemente, a emissão de poluentes.

Arnaldo Jardim também recebeu na última terça, dia 22, o prêmio MasterCana na categoria destaque do setor, ao lado de personalidades consagradas do setor sucroalcooleiro.

Durante a premiação que aconteceu à noite no Grand Hyatt, o deputado anunciou a realização de um encontro organizado pela Frente Parlamentar pela Energia Limpa e Renovável para debater “A participação da energia renovável na matriz energética”. Neste evento, deverá ser lançado um manifesto sobre a questão, aproveitando o momento em que o futuro Presidente da República e o Governador de São Paulo ultimam os seus programas de governo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram