JornalCana

O efeito do El Niño na América do Norte

Condições de seca podem causar queda na produção de cana no México

(Divulgação Czarnikow)

O American Climate Prediction Center (ACPC) confirmou oficialmente um El Niño este ano. El Niño é um evento climático que ocorre em períodos de 2 a 5 anos, quando as águas superficiais do Pacífico oriental ficam mais quentes.

“À medida que o oceano aquece, a pressão atmosférica na região diminui. Essas mudanças afetam cada região e país de maneira diferente. O último grande El Niño ocorreu de 2014 a 2016. Depois houve um mais fraco em 2018/19”, explicou Adrian Torrebiarte, analista da Czarnikow, trading britânica de alimentos e serviços.

LEIA MAIS > Clealco apresenta nova configuração de evaporação no SINATUB

México

Durante o El Niño, o México experimenta mais chuvas durante o inverno, seguido por um verão árido. Uma seca de verão pode afetar adversamente o desenvolvimento da cana no México, já que a safra precisa de chuva até o meio do ano para crescer e amadurecer completamente. Isso pode levar a rendimentos mais baixos, já que mais de 60% da cana mexicana não é irrigada. A chuva durante o inverno também pode atrasar a colheita da cana.

No entanto, cada El Niño é diferente e não há garantia de que haja um efeito adverso na cana. O México não sofreu com a redução da produção de açúcar durante o grande El Niño entre 2014-16, mas o menor El Niño em 2018/19 levou a uma seca generalizada, diminuindo a produção de açúcar.

LEIA MAIS > Usina Caeté adota intercâmbio técnico e permite troca de experiências entre colaboradores de Alagoas e São Paulo

Estados Unidos da América

O El Niño traz chuvas acima da média nas regiões produtoras de milho do país. As chuvas induzidas pelo El Niño devem ajudar a aliviar a seca que afeta o cinturão do milho nos Estados Unidos. O meteorologista do USDA, Brad Rippey, diz: “Do ponto de vista da seca, isso deve ser uma boa notícia para essas áreas afetadas pela seca das Grandes Planícies, porque isso deve ajudar na transição da seca”.

Então, as culturas de inverno, como trigo, centeio e aveia, também devem se beneficiar das chuvas do El Niño. Historicamente, as culturas de milho e pastagens tiveram alta produção durante os anos de El Niño.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram