JornalCana

O desafio da profissionalização da gestão nas usinas está em alta. Entenda porquê.

Executivos da Carolo, São Domingos e Viralcool debatem sobre o tema

Por ser um setor majoritariamente administrado por famílias, desde a fundação das unidades produtoras, o debate em torno do desafio da profissionalização da gestão nas usinas está em alta. 

LEIA MAIS > Safra de cana no Centro-Sul: uma quebra com magnitude nunca registrada

Juliano Ficher, diretor Administrativo Financeiro da Usina São Domingos, acredita que não há uma “receita de bolo” que traga a solução definitiva para os dilemas da profissionalização, mas aponta para questões que devem ser observadas com interesse por aqueles que desejam investir nesse projeto, como, por exemplo o papel do CFO. “Infelizmente, muitos CEOs que ainda são da família entendem que a função do CFO está limitada à parte financeira, e ao meu ver, não é. O profissional precisa conhecer bem todas as áreas, pois muitos fatores impactam no resultado”, comenta.

LEIA MAIS > CEOs da DCBIO e da Furlan apontam caminhos para a profissionalização da gestão nas usinas

O CEO da Usina Carolo, Roberto Morais, acrescenta que nessa discussão é importante avaliar como se deve planejar previamente a estruturação da família empresária, antes do início da profissionalização. Além disso – alerta Morais – o papel e os desafios do principal executivo no início do processo quanto ao engajamento dos times operacional, tático e estratégico é fundamental. 

Mas para que o processo de profissionalização da gestão saia do papel é necessário motivar uma família mostrando que esse dá trabalho, mas é altamente benéfico. “Então, qual o momento certo pra isso”, questiona Ricardo Toniello, diretor Administrativo Financeiro do Grupo Viralcool. 

Estes e vários outros aspectos importantes serão debatidos por eles, amanhã, 27/10, às 19h, durante o 2o Painel do Webinar: A Profissionalização da Gestão nas Usinas. 

Como participar

Inscreva-se gratuitamente: jornalcana.com.br/webinar

Patrocínio

AutoJet – Divisão de Sistemas de Pulverização da Spraying Systems - Engenharia para Resultados, que aumenta a eficiência industrial através da pulverização precisa. Eliminando os gargalhos para aumentar a eficiência técnica e a eficiência econômica da indústria.

AxiAgro – Otimizar o uso de máquinas e equipamentos agrícolas é estratégico para a competitividade das usinas. Neste sentido, sua usina merece muito mais do que computador de bordo e telemetria, merece inteligência e conectividade sem limites!

BioCon – Bem-vindo ao etanol de 4a geração! Conheça a Tecnologia BioCon, da INNOFERM, uma inovação disruptiva que aumenta em pelo menos 5% o rendimento fermentativo!

HRC – Conheça o Clean Cut, programa de desenvolvimento de alta performance da colheita mecanizada. Com o Programa Clean Cut, proteger seu Canavial e limpar a Cana nunca foi tão fácil.

S-PAA– Software de Otimização em Tempo Real que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, presente em mais de 60 usinas, gerando ganhos superiores a R$ 1/tc. Saiba mais no site usina40.com.br

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram