fbpx
JornalCana

O desafio da mobilidade sustentável

Confira artigo de Pablo Di Si

Novos desafios para a indústria da mobilidade vêm se formando com uma sociedade cada vez mais consciente e exigente quanto à economia de baixa emissão de carbono.

Historicamente as tecnologias e plataformas eram desenvolvidas na Europa ou nos EUA e adaptadas ao mercado latino-americano para atender às necessidades da região.

Hoje a maior parte do mundo olha para o carro elétrico para reduzir as emissões, e logo esses centros de desenvolvimento na Europa e nos EUA não mais desenvolverão motores a combustão.

Porém essa estratégia deve ser diferente na América Latina, pois a descarbonização deve levar em conta a forma limpa como a energia para os veículos é gerada na região.

LEIA MAIS > Investimento em créditos verdes mobiliza o setor bioenergético

O Brasil, por exemplo, possui cerca de 85% de energia limpa e também tem no etanol um combustível renovável consolidado e capaz de trazer imediatamente uma redução de CO2, de cerca de 90% se comparado à gasolina.

Por isso, o desenvolvimento local de tecnologias à base de biocombustíveis é uma ótima opção complementar à introdução dos veículos híbridos e elétricos na região, além de constituir um forte agente visando ao desenvolvimento sustentável, social e econômico do país.

Além da mudança do comportamento do consumidor no que diz respeito à sustentabilidade, vemos também um consumo maior de serviços de mobilidade, como o transporte por aplicativo, assinatura ou aluguel de veículos, em detrimento à compra de um veículo.

Ao mesmo tempo há uma exigência do consumidor latino-americano por veículos cada vez mais conectados e de alta tecnologia, oferecendo mais comodidade e proporcionando a criação de novos modelos de negócios.

LEIA MAIS > Vibra realiza 1ª operação de entrega de combustível com um caminhão tanque movido a GNV

Com isso os profissionais que trabalham no ecossistema da mobilidade devem se qualificar a fim de estarem aptos a entender e atender a toda essa nova demanda de tecnologias e inovações.

As empresas também precisam estar preparadas para uma nova cultura de trabalho, mais flexível, em que o colaborador tenha mais autonomia para desenvolver ideias inovadoras em termos de digitalização.

Com o tema Evolução e Revolução do Modelo mais Eficiente e Sustentável o 19° Fórum SAE BRASIL da Mobilidade trará especialistas de empresas do setor da mobilidade para discutir quais conceitos e tecnologias melhor atenderão à exigência de uma mobilidade mais sustentável e tecnológica.

Serão nove painéis seguidos de debates sob as mais diversas perspectivas – Cenários Econômicos, Combustíveis Alternativos, Veículos de Passeio, Veículos Comerciais, Profissional do Futuro, Agrícola, Futuro do Motor Diesel e Mobilidade de Cargas Sustentável.

LEIA MAIS > Descarbonização impulsiona projetos de produção de biogás e biometano

*Pablo Di Si é chairperson do 19° Fórum SAE BRASIL da Mobilidade e chairman executivo da Volkswagen América Latina

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
X
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram