JornalCana

O desafio ainda é o de aumentar a atratividade do etanol

O mundo olha hoje com enfoque diferente para os problemas do aquecimento global. As quantidades emitidas de CO2 não são mais preocupações apenas das grandes empresas e setores públicos, mas de um mundo também globalizado e crescentemente preocupado com o bem-estar climático. Neste cenário o etanol está ampliando espaço na sociedade como alternativa energética consolidada e plausível ante o combustível fóssil. Afinal, quando o etanol é utilizado, a queima de uma mesma quantidade de massa produz 75% menos CO2 que a fossilizada gasolina.

O desafio, entretanto, é aumentar a atratividade do etanol no próprio Brasil, que ainda se pauta pelo bolso na hora do abastecimento na bomba e não pelo benefício ambiental e de maior potência. Os terráqueos precisam saber mais sobre o combustível renovável e querer o etanol nos tanques de seus veículos. Precisam ser informados melhor que ao usarem combustível renovável, tudo o que sai do escape é reciclado.

O resíduo do etanol é novamente absorvido para o crescimento da cana-de-açúcar. “Se olharmos para todo o ciclo vamos perceber que existe uma diferença nos gases do efeito estufa produzidos. A gasolina sem nenhuma adição de etanol vai provocar uma emissão de 99 gramas de CO2 por megajoule e o etanol, em média, produz 27 gramas de CO2 por megajoule”, observa Ricardo Abreu, diretor global de tecnologia da empresa Mahle.

Leia matéria completa clicando aqui.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram