JornalCana

O BNDES mergulha no álcool

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES entra definitivamente na era do álcool através do seminário “Álcool: Potencial Gerador de Divisas e Empregos”, que promove nesta semana, no Rio de Janeiro, e contará com a presença de Maurílio Biagi Filho, vice-presidente da Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústria de Base – ABDIB, conselheiro da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo – UNICA e integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES, da Presidência da República. Ele acompanha o irmão, Luiz Lacerda Biagi, que vai mediar o painel “Negociações Multilaterais: Kyoto, ALCA e OMC”, às 15h da segunda-feira. Pela Companhia Energética Santa Elisa – CESE, participa do evento Luiz Fernando Aguiar, responsável pela área de energia da empresa.

O seminário tem como pano de fundo, a finalidade de atualizar a instituição na questão do agronegócio da cana, açúcar, álcool e energia. Segundo Maurílio, o BNDES, alinhado com a filosofia do novo Governo, está convencido de que existe um potencial de geração de energia elétrica através do bagaço da cana equivalente a uma Itaipu. No mercado internacional, a demanda por álcool começa a ganhar força com o interesse de países como Japão que querem importar álcool brasileiro. No mercado interno, o lançamento dos carros bi-combustíveis como uma realidade. Esses três itens, na visão do empresário, redesenham um novo desafio para o setor.

Em pauta, as perspectivas de expansão da produção de álcool no país tendo em vista a crescente demanda que se aproxima e pela tecnologia totalmente nacional. Serão discutidas medidas para fomentar o grande potencial brasileiro e com todos os segmentos da cadeia produtiva, incluindo instituições de pesquisas, financeiras e investidores.

A importância do evento pode ser medida pelos temas a serem abordados que buscam traçar o perfil do setor e sua inserção no cenário internacional em painéis como “Competitividade do Etanol Brasileiro”; “Fronteira Agrícola”; “Demanda Externa de Etanol”; “Expansão Industrial”; “O Efeito da Co-Geração na Produção de Álcool”; “Logística para o Transporte de Álcool”; “As Energias Renováveis e a Implementação do Protocolo de Kyoto” e “Os Subsídios Agrícolas em Foros Multilaterais (ALCA, OMC)”. No encerramento do evento, haverá assinatura de termo de cooperação sobre álcool e co-geração entre o BNDES, a Petrobrás e a Embrapa.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram