Agricultura

O açúcar pode não ser o vilão

O açúcar pode não ser o vilão

O açúcar pode não ser o vilão afinal. Uma nova pesquisa, feita por cientistas da Universidade de Edimburgo, Escócia, sugere que não existem evidências que alimentos específicos como o açúcar, causem algum tipo de vício. Para os pesquisadores, as pessoas podem ficar viciadas em comer, mas que isso não é responsabilidade de nenhuma alimento, seja ele açúcar, gordura ou qualquer outro, de acordo com a BBC.

Eles descobriram que o cérebro não responde aos nutrientes de um alimento da mesma maneira que a droga age no cérebro dos viciados em cocaína, por exemplo. No entanto, as pessoas podem desenvolver uma compulsão psicológica para comer, que podem ser impulsionadas pelos sentimentos positivos associados com a alimentação, disseram os pesquisadores. O estudo, que analisou a evidência científica para o vício em comida, como um vício com base em uma substância específica, foi publicado na Neuroscience and Biobehavioral Reviews.

Eles sugerem ainda que a solução do problema da obesidade deve estar focado na relação do indivíduo com a alimentação e não com um alimento específico.

A pesquisa foi realizada na Universidade de Edimburgo, Aberdeen, Gothenburg, Essen, Utrecht e Santiago de Compostela. Os pesquisadores estão envolvidos no consórcio NeuroFAST, que é um projecto financiado pela UE para estudar a neurobiologia do comportamento alimentar, vício e stress.

“Houve um grande debate a respeito se o açúcar é viciante e hoje entendemos que não evidência para apoiar a idéia de que qualquer ingrediente, item alimentar, aditivo ou a combinação dos ingredientes tenha propriedades viciantes“, explica Suzanne Dickson, da Universidade de Gotemburgo e coordenadora do projeto NeuroFAST.

Banner Revistas Mobile