JornalCana

Nutrição para o gado

Nos períodos caracterizados pela escassez de alimentos, os criadores de ruminantes (bovinos, caprinos e ovinos) costumam utilizar uma grande variedade de alimentos alternativos para suprir as necessidades alimentares dos animais.

A mistura de cana-de-açúcar com cal e ureia é amplamente utilizada por pecuaristas brasileiros para alimentar gado, especialmente no período de estiagem, mas necessita de alguns cuidados técnicos na preparação, vista a utilização de produtos potencialmente tóxicos para o animal e o criador.

A cana é uma cultura perene, de baixo custo e alta produtividade, mas em função dos baixos teores de proteínas (2% a 3% de proteína bruta na base de matéria seca) e de minerais necessita de correção para compensar as suas carências. Enquanto a quantidade de minerais pode ser facilmente corrigido na dieta pela suplementação mineral, para proteína, devido ao alto teor de açúcares rapidamente fermentáveis no rúmen, é aconselhável utilizar um conjunto entre proteínas alimentares (ex: soja) e fonte de nitrogênio não proteico, corretamente a ureia pecuária.

A utilização da ureia na dose de 40g/100kg de peso vivo é condicionada de um período de adaptação de quatro até seis semanas para evitar o excessivo consumo do material e os consequentes efeitos tóxicos. Animais jovens, debilitados ou famintos não deveriam ter acesso à mistura.

Após o período de adaptação caracterizado por quantidade de ureia gradativamente aumentada, a mistura cana-de-açúcar e ureia pode ser preparada usando uma solução de 1kg de ureia e fonte de enxofre (ex: 9 partes de ureia + 1 parte de sulfato de amônio), diluída em 4 litros de água e distribuída de forma homogênea por um regador sobre 100kg de cana triturada. A adição de cal virgem na cana objetiva sua hidrólise. O emprego de álcali em alimentos fibrosos aumenta a digestibilidade da fibra e no caso especifico da cana-de-açúcar, também aumentar o tempo de estocagem do material picado diminuindo a taxa de fermentação. O modo de preparo sugerido prevê a pulverização de uma solução de cal 1% diluído em água na cana picada.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram