Mercado

Nunca diga nunca, afirma Exxon sobre produção de etanol

A gigante petrolífera Exxon Mobil Corp., apesar de duvidar da viabilidade econômica do etanol, anunciou na quarta-feira que poderia considerar a produção do biocombustível sob condições adequadas.

A maior empresa do mundo do setor expressou dúvidas quanto à viabilidade econômica do etanol. Porém, quando questionada se entraria nesse mercado, o vice-presidente sênior Stuart McGill respondeu: `Nunca diga nunca.

McGill ressaltou que a companhia ainda acredita que o etanol -sem obrigatoriedade ou subsídios- não é competitivo atualmente com o petróleo numa base econômica. Mesmo assim, abriu as portas para produzi-lo, caso se torne uma `proposta viável de negócio.

A Exxon prevê que apenas 2 por cento da demanda mundial por hidrocarbonetos será atendida pelo biocombustível em 2030.

Na semana que vem, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, deve defender um aumento maciço no uso norte-americano de etanol, de acordo com fontes que tiveram acesso aos planos da Casa Branca.

Uma fonte orientada por autoridades do governo norte-americano disse que o discurso de Bush no dia 23 de janeiro poderia conter um apelo para a mistura de mais de 60 bilhões de galões (227 bilhões de litros) de etanol por ano na gasolina dos EUA até 2030.

Este seria um aumento significativo em comparação aos 7,5 bilhões de etanol até 2012, requeridos pela atual legislação norte-americana.

O etanol é obtido a partir de produtos agrícolas, como o milho.

McGill disse à Reuters que uma mudança como esta a favor do etanol talvez sequer seja possível.

`Atualmente não existe tecnologia ou terra para chegar a este ponto. (Mas) 2030 é um longo caminho a ser percorrido, afirmou, admitindo que uma mudança tão grande provavelmente estimularia a Exxon a entrar no jogo.

`Minha expectativa é de que, neste ponto, estaremos envolvidos. E, se não estivermos, será devido à necessidade de intervenções suficientes para tornar o combustível viável, ele disse.

Banner Revistas Mobile