Mercado

Número de queimadas caiu 45% este ano em SP

O número de queimadas registrado no Estado de São Paulo este ano é 45% menor do que no mesmo período do ano passado. Os satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) tinham flagrado até a noite de ontem 562 focos de incêndio no Estado. Em 2010, até 7 de agosto, foram 1.031. Em anos anteriores, no mesmo período, também houve mais queimadas que este ano: 881 em 2009, 886 em 2008 e 2.182 em 2007.

De acordo com meteorologistas do Inpe, o inverno com mais chuvas está contribuindo para a redução no número de incêndios. Também houve aumento na colheita mecanizada de canaviais do Estado, evitando a prática de queimar a palha para colher a cana. Os meteorologistas alertam para a previsão de tempo mais seco em setembro.

Com a estiagem, a ocorrência de queimadas pode aumentar. No final de semana, dois incêndios atingiram áreas de matas sob proteção ambiental na região de Sorocaba. No sábado, 6, o fogo de um canavial atingiu a mata ciliar do Rio Sorocaba, no bairro do Caguaçu. Ontem, uma vasta área de matas foi atingida pelas chamas no entorno da Represa de Itupararanga, considerada Área de Proteção Ambiental (APA).

Banner Revistas Mobile