JornalCana

Novos mecanismos devem ampliar o crédito rural

Durante a votação do Plano Agrícola e Pecuário 2004/05 nesta quinta-feira, dia 17 de junho, o Conselho Monetário Nacional – CMN deverá também definir mecanismos de mudanças nas normas que regulam as operações do crédito rural e reajuste dos preços mínimos para vários produtos agrícolas.

Serão analisados sete votos que definirão o montante de recursos para investimentos, custeio, comercialização da safra que começa a ser plantada a partir de setembro.

Segundo técnicos da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, a regulamentação do seguro rural, que permite ao Tesouro Nacional subvencionar parte do prêmio pago pelo produtor faz parte das novidade do Plano Agrícola.

Outra inovação é a criação de novos títulos que vão alavancar o crédito do setor. Devem ser anunciados o Certificado de Recebível do Agronegócio (CRA), o Certificado de Depósito Agropecuário (CDA), o Warrant de Produto Agropecuário (WPA) e os Contratos de Opção de Venda Privados (COP). Estes teriam a função de financiar parte da safra com capital privado.

O Plano será divulgado na sexta-feira, às 9h30, no Palácio do Planalto, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram