JornalCana

Novos avanços no Protocolo de Kyoto

Durante Seminário sobre Biocombustível, que aconteceu em São Paulo, José Domingos Gonzalez Miguez, coordenador geral de Mudanças Globais do Clima do Ministério de Ciência e Tecnologia, apresentou os avanços conquistados por meio do Protocolo de Kyoto, que estabelece metas legais baseadas nas emissões de poluentes, e projetos Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL). Dos 263 projetos registrados no mundo, 59 são do Brasil. Esses projetos já reduziram 666 milhões de toneladas de CO2. Nos aterros sanitários (Salvador/BA) foram utilizadas as primeiras metodologias brasileiras aprovadas pelo Conselho Executivo do MDL.

De acordo com Henry Joseph Junior, presidente da Comissão de Energia e Meio Ambiente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o biocombustível deverá ser reforçado porque sete montadoras estão produzindo 41 modelos de veículos flex no mercado brasileiro. “Novos fabricantes entrarão neste mercado com a oferta de novas opções de modelos, oferecendo maior atratividade para os consumidores”, disse. Com isso, a participação dos carros com motorização flexível que, hoje, está em 76% deverá subir para 85%. Segundo a Anfavea, até o final de 2006, a frota de veículos flex atingirá 2,5 milhões. Em 2010, este número poderá chegar a 7,9 milhões.

No mercado internacional, o desenvolvimento do mercado flex dependerá da disponibilidade de etanol combustível, da capacidade própria de produção de outro combustível e da tecnologia dos veículos.

Em sua apresentação, José Roberto Mendonça de Barros, sócio-diretor da MB Associados, ressaltou que a motorização flex deverá defender, inclusive, um pouco o setor automotivo contra a importação de veículos chineses, já que não possuem esta tecnologia.

De acordo com o presidente da Comissão de Energia e Meio Ambiente da Anfavea, há 25 anos a indústria automobilística brasileira vem apoiando o uso de combustíveis alternativos por meio de investimentos em pesquisa, treinamento de pessoal, participação nas discussões técnicas sobre o tema e da manutenção da garantia de produtos. Com relação ao biodiesel, a entidade espera que o combustível possa ser usado pela frota diesel existente, que seja compatível com a futura qualidade do diesel e com as tecnologias de motores já previstas para atender aos novos limites de emissões.

Sérgio Antonio Reze, presidente da Fenabrave, salientou que o evento fomentará novas pesquisas sobre o tema. “A Fenabrave promoveu este evento não na intenção de esgotar o tema, mas, ao contrário, no intuito de despertar e identificar ações que possam contribuir para uma maior atratividade do uso destes combustíveis pelo mercado, assim como o investimento a novas descobertas e oportunidades para todos”, disse. (Redação – InvestNews)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram