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Novo terminal intermodal é inaugurado em Itirapina (SP)

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Foi inaugurado nesta segunda-feira (22/10), em Itirapina (SP), a primeira fase do novo Terminal Intermodal da Rumo Logística, uma empresa Cosan. O objetivo é melhorar o escoamento de açúcar e grãos em toda a região.

Localizado em uma área de aproximadamente 230 hectares e com 15 mil m² de área construída, o terminal recebeu investimentos de R$ 100 milhões de reais nesta primeira etapa, que abrigará um armazém com capacidade estática para 110 mil toneladas, uma moega rodoviária* capaz de receber 11 mil toneladas por dia e uma tulha ferroviária* com capacidade de expedição de 44 mil toneladas por dia.

O local conta também com uma pera ferroviária – ramal ferroviário que facilita a operação (carregamento /descarga) de trens sem a necessidade de realização de manobras – de 5,6 quilômetros de extensão, capaz de suportar aproximadamente 250 vagões. Este local possibilitará que a operação de carregamento seja realizada ainda em movimento, garantindo mais agilidade nas operações, uma vez que cada vagão será carregado em cerca de 3 minutos. Além disto, o terminal possibilitará que todas as manobras dos trens sejam realizadas dentro do terminal, sem ocupar as vias da cidade de Itirapina.

Situado em uma região estratégica, próxima de todas as linhas ferroviárias do Estado, o terminal tem fácil acesso a importantes rodovias paulistas, facilitando o escoamento de açúcar proveniente de usinas do interior de São Paulo. A localização dá ainda outra importante vantagem competitiva ao complexo, que se tornará um porto seco – terminal intermodal terrestre diretamente ligado por estrada e/ou via férrea e/ou até aérea, sendo um depósito alfandegado localizado na zona secundária (fora do porto organizado), geralmente no interior – para as cargas recebidas e que serão destinadas à exportação via Porto de Santos.

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O aporte total do projeto é de R$ 200 milhões com financiamento do BNDES. Quando todas as etapas estiverem concluídas, em 2015, o terminal contará com mais três armazéns com capacidade de 110 mil toneladas cada um, mais uma moega rodoviária, capaz de receber 30 mil toneladas por dia, uma tulha ferroviária com capacidade de expedição de 44 mil toneladas por dia, além de mais cinco quilômetros de extensão de pera ferroviária. Toda esta infraestrutura garantirá uma capacidade de movimentação de até 12 milhões de toneladas de açúcar e grãos por ano.

A implementação do Terminal será fundamental para a redução do fluxo de caminhões que circulam entre o interior paulista e a cidade de Santos, pois o local será um concentrador de cargas e formador de grandes composições ferroviárias. “A operação deste terminal, somada aos investimentos destinados à duplicação da malha férrea, será decisiva para consolidar o projeto de reversão de modal da Rumo, que já está sendo responsável por melhorias visíveis na estrutura logística do país”, diz Julio Fontana Neto, diretor-presidente da Rumo Logística.

O investimento integra o plano de R$ 1,4 bilhão que prevê a migração do modal rodoviário para o ferroviário, com o objetivo de transportar por ferrovia mais de 11 milhões de toneladas de açúcar e grãos por ano até 2015. “Com este ousado plano, estamos oferecendo soluções logísticas de alto valor agregado para o Estado de São Paulo, em linha com a estratégia da Cosan de ser um grupo empresarial brasileiro focado em segmentos essenciais para o desenvolvimento do Brasil, como infraestrutura e energia”, diz Marcos Lutz, diretor-presidente da Cosan.

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