JornalCana

Novo shiploader da Rumo agilizará embarques de açúcar em Santos

Um novo shiploader, equipamento para carregar açúcar em navios, deverá agilizar os embarques da commodity realizados pela Rumo, braço de logística do grupo Cosan, no porto de Santos.

A empresa concluiu a instalação da estrutura neste mês, mas não deu detalhes sobre a data de entrada em operação, de acordo com comunicado divulgado nesta terça-feira.

O novo shiploader tem capacidade para embarcar duas mil toneladas de açúcar por hora, o dobro do que era embarcado anteriormente, segundo a empresa.

O equipamento elevará a capacidade dos dois berços operados pela Rumo em Santos para 6 mil toneladas embarcadas por hora.

O investimento foi de 35 milhões de reais e “elevará de maneira significativa a capacidade de embarque da empresa, e de forma mais rápida, além de contribuir para a redução no tempo de espera dos navios no Porto de Santos”, segundo nota divulgada pela Rumo.

Na semana passada a fila de embarcações aguardando carregamento de açúcar nos portos brasileiros era de 87, causada principalmente pelas chuvas, já que o produto não pode ser molhado e ainda não há cobertura para os porões dos navios.

A Rumo acrescenta que está em andamento o plano de investimento de 1,3 bilhão de reais que deve converter boa parte do transporte da empresa do modal rodoviário para o ferroviário.

A companhia está prestes a inaugurar um terminal ferroviário em Itirapina, no interior de São Paulo, com o objetivo de carregar açúcar rumo a Santos.

Também foram adquiridos 200 novos vagões, que devem ser entregues até outubro, totalizando uma frota de 929 vagões.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram