Mercado

Novo parâmetro revela maior vantagem do etanol frente à gasolina

Novo parâmetro revela maior vantagem do etanol frente à gasolina
img10435

Até hoje o mercado sempre conheceu um único balizador da vantagem do etanol frente à gasolina, o padrão divulgado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Nele aplica-se uma antiga fórmula: divide-se o preço do etanol pelo da gasolina e se o resultado for menor que 0,70, significa que o preço do etanol é inferior a 70% do preço do concorrente e vale a pena optar pelo combustível verde. Mas uma nova pesquisa realizada pela Ecofrotas, com base no histórico de 410 mil veículos, promete mudar esse padrão, já que segundo o estudo, vale a pena abastecer com etanol se custar até 80% do preço da gasolina.

A novidade surgiu durante análise de seu banco de dados, quando a empresa se deparou com informações que apontavam para um melhor desempenho do etanol. De acordo com a gerente de sustentabilidade da Ecofrotas, Amanda Kardosh, foi possível perceber que a relação entre etanol e gasolina tinha uma variação muito grande em relação àquela perspectiva do 70% / 30% e que se equiparava muito a 80% / 20%.

Para verificar a tese comprová-la, a Ecofrotas contratou uma consultoria para analisar os dados e chegou a conclusão de que o etanol apresentava um rendimento médio equivalente a 79,52% do desempenho da gasolina.

img10436

“A relação que se conhece hoje, de 70%, leva em conta o poder calorífico do etanol em relação à gasolina. Mas segundo o estudo da Ecofrotas, é preciso considerar também a proporção ar e combustível no motor e a octanagem, a capacidade de um combustível resistir a altas taxas de compressão sem entrar em combustão”, afirma.

De acordo com Amanda, os fatores do dia a dia influenciam no desempenho dos dois combustíveis, o que aponta para um resultado mais realista. “Normalmente, os estudos são feitos em laboratório, com um mesmo motorista, em um mesmo cenário, com o mesmo modelo. No nosso caso, analisamos um período de 31 meses e, além da diversidade de modelos, temos uma diversidade imensa de motoristas, de comportamentos ao dirigir, de geografia”, diz.

Para o engenheiro, Fábio Real, do Inmetro, em um veículo flex, a autonomia do etanol em relação à autonomia da gasolina vai de 69% a 72%, dependendo do motor. “Essa é uma média, tem veículos que são mais eficientes com etanol, outros com gasolina, mas não foge muito disso”, conclui.(Fonte: Agência Brasil)

Banner Revistas Mobile