JornalCana

Novo laboratório para etanol terá parceiro europeu

O Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol, que será inaugurado hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Campinas (SP), fechou seus dois primeiros acordos internacionais de cooperação científica e tecnológica. A assinatura dos convênios também será feita hoje.

Um dos acordos foi firmado com o Imperial College de Londres, e prevê o desenvolvimento de pesquisas conjuntas nas áreas de produção de etanol e de outros produtos a partir do bagaço da cana-de-açúcar. O outro acordo será com a Universidade de Lund (Suécia).

Neste caso, serão realizados experimentos para o desenvolvimento de tecnologias de produção de biocombustível a partir da biomassa, com foco para a produção do chamado etanol de 2ª geração -a decomposição do bagaço e da palha da cana em açúcar e o uso deste produto na produção de etanol.

O laboratório também assinará um acordo de colaboração com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) para estudar estratégias agrícolas de produtividade e sustentabilidade da cana.

Segundo o diretor da nova instituição, Marco Aurélio Pinheiro Lima, foram investidos R$ 69 milhões no laboratório -que tem 8.700 m2 de área.

Lima disse que a definição do valor do orçamento anual da entidade ainda está em discussão. O laboratório também ainda não definiu como será a relação com o setor empresarial. “Vamos construir um formato de relação e vamos submeter a elas [empresas] para ver qual a melhor maneira. Vamos conversar com a indústria neste semestre”, disse Lima.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram