Mercado

Novo Gasoduto de CO2: projeto ambicioso para conectar usinas de etanol nos EUA

Parceria incorporará 17 usinas POET e capturará 4,7 milhões de toneladas métricas de CO2

Novo Gasoduto de CO2: projeto ambicioso para conectar usinas de etanol nos EUA

A POET LLC, renomada empresa norte-americana de biocombustíveis, revelou recentemente um ambicioso plano para integrar suas 17 fábricas de etanol no Centro-Oeste dos Estados Unidos ao sistema de gasodutos de CO2 proposto pela Summit Carbon Solutions. Esse projeto, classificado como o maior do mundo em captura e armazenamento de carbono, promete revolucionar a indústria de biocombustíveis e promover uma produção mais sustentável.

A parceria expande estrategicamente a oportunidade de carbono em todo o Centro-Oeste, incorporando as 12 instalações do POET em Iowa e cinco instalações em Dakota do Sul no projeto Summit. Esta adição facilitará a captura, transporte e armazenamento permanente de 4,7 milhões de toneladas métricas de CO2 anuais das 17 plantas de bioprocessamento POET.

LEIA MAIS > Milho impulsiona resultados da CerradinhoBio

O CO2 capturado será comprimido e transportado por meio de gasodutos até o estado de Dakota do Norte, onde será armazenado permanentemente no subsolo, em locais de armazenamento geológico profundo. Essa abordagem inovadora tem o potencial de reduzir significativamente a pegada de carbono da produção de etanol e abrir novas perspectivas econômicas para as indústrias de etanol e agricultura.

No entanto, apesar dos benefícios ambientais e econômicos esperados, o projeto enfrenta desafios regulatórios que precisam ser superados. A obtenção de aprovações para a construção do gasoduto nos estados envolvidos, como Dakota do Sul, Minnesota e Iowa, ainda é uma etapa crucial a ser enfrentada. Questões de segurança e impactos ambientais também estão sendo cuidadosamente examinadas pelas autoridades competentes e organizações não governamentais.

Apesar dos obstáculos, o investimento e comprometimento das empresas envolvidas mostram um forte impulso em direção a uma produção de biocombustíveis mais sustentável e eficiente. A parceria entre a POET e a Summit Carbon Solutions representa não apenas um avanço tecnológico, mas também uma oportunidade para gerar empregos e fortalecer a economia local nas regiões afetadas pelo projeto.

LEIA MAIS > Governo indiano anuncia aumento histórico no preço da cana para a temporada 2024/25

“A POET está entusiasmada com a parceria com a Summit Carbon Solutions neste projeto histórico”, disse Jeff Broin, fundador e CEO da POET. “À medida que o mundo procura soluções energéticas de baixo carbono, a captura de carbono garante que os biocombustíveis baseados na agricultura permanecerão competitivos nas próximas décadas. Esta é uma tremenda oportunidade de agregar valor aos agricultores, produtores de bioetanol e comunidades rurais e condados nos estados participantes, e acredito que irá desencadear ainda mais oportunidades para a agricultura e o bioprocessamento no futuro”.

Banner Revistas Mobile