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Novo combustível da petrobras causa polêmica

A decisão da Petrobras de desenvolver um novo tipo de diesel com 10% a 20% de óleos vegetais está causando polêmica. Analistas do setor temem que o H-Bio, como o novo combustível está sendo chamado, provoque o fim do programa de biodiesel, por ser mais barato e fácil de operacionalizar. O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, no entanto, garantiu ao GLOBO que o projeto de desenvolver fontes alternativas de combustível não será prejudicado. Segundo ele, o H-Bio e o biodiesel são complementares.

O especialista Rafael Schechtman, do Centro Brasileiro de Infra-Estrutura (CBIE), disse que o novo diesel verde é produzido diretamente nas refinarias, onde o óleo vegetal é misturado ao diesel. Por outro lado, para produzir o biodiesel é necessário construir unidades que têm custos altos. Este programa prevê obrigatoriamente adicionar 2% de biodiesel ao diesel a partir de 2008 e 5% a partir de 2013. Já o novo combustível da Petrobras prevê a adição de 10% de óleo de soja a partir do próximo ano no diesel em duas refinarias: Regap (MG) e Repar (PR).

— Acho que usaram o projeto da Petrobras, que ainda está em desenvolvimento, de forma política, pois foi anunciado com a promessa de consumir grandes quantidades de soja, num momento em que os agricultores reclamam da queda nas exportações — afirmou Schechtman.

O professor Cláudio Mota, do Instituto de Química da UFRJ, sabia que a Petrobras vinha desenvolvendo pesquisas com o hidrogênio, mas ficou surpreso com o anúncio. Sem conhecer detalhes do processo e do resultado da qualidade do combustível, disse que, se eficiente, poderá acabar com o biodiesel, que é mais caro mas tem o viés social de estimular a agricultura familiar e gerar empregos no campo.

Rondeau, no entanto, afirmou que o H-Bio será distribuído nos centros urbanos, mas nas demais regiões do país, próximas ao campo, onde fica a produção, será usado o biodiesel. Além disso, não haveria encolhimento da produção ou sua inviabilidade porque o biodiesel tem ainda grandes mercados no exterior, como Alemanha, França e Japão.

Carro de passeio continuará proibido de usar diesel

O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, faz coro com o ministro, lembrando que onde não houver refinarias próximas à oferta do óleo vegetal será mais econômico o uso do biodiesel.

— É o diesel verde. Vamos plantar óleo diesel — brincou o diretor da Petrobras.

Segundo Rondeau, o Brasil está entusiasmado com o biodiesel. Por um lado, porque o óleo incentiva a produção agrícola e, por outro, traz benefícios à sociedade com a redução das emissões do diesel, principalmente de enxofre. Para o ministro, o H-Bio é uma revolução porque tem o efeito do biodiesel potencializado, com menos emissão de enxofre:

— O H-Bio é um diesel que tem as características físico-químicas finais semelhantes às do diesel mineral, entretanto produz menos enxofre.

O ministro, porém, adiantou que a produção de novos tipos de diesel não levará o governo a acabar com a proibição do uso deste combustível em carros de passeio. Ele disse que o país importa grande parte do óleo diesel e que o preço é subsidiado para o transporte coletivo.

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