JornalCana

Novas termoelétricas de biomassa devem impulsionar setor energético nacional

A inauguração de oito usinas termelétricas movidas a biomassa de cana-de-açúcar no país demonstra o avanço do setor sucroenergético brasileiro nos últimos oito anos e dá destaque a uma solução energética que precisa ser incentivada para avançar nos próximos anos. A opinião é do presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Marcos Jank, manifestada durante a solenidade de inauguração, em Barra Bonita (SP).

O evento foi realizado simultaneamente em três usinas paulistas: a Barra Bioenergia, unidade do Grupo Cosan em Barra Bonita, com a presença do Presidente Lula; a Cocal 2 em Narandiba, com a participação do Ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann; e a Conquista do Pontal, unidade da ETH Bioenergia localizada em Mirante do Paranapanema, com a presença do Secretário de Energia Elétrica do MME, Ildo Grüdtner. As três usinas foram interligadas via satélite para a solenidade.

“As oito centrais inauguradas hoje produzem quase 130 MW médios, energia capaz de suprir 600 mil residências por um ano. Mas nosso potencial é muito maior. Hoje, somente 22% das usinas do setor exportam para a rede elétrica. Até 2020, podemos atingir mais de dez vezes mais do que isso, chegando a 13.000 MW médios, ou quase três vezes a geração da Usina de Belo Monte,” afirmou Jank.

O executivo da Unica explicou que além de limpa e renovável, a bioeletricidade produzida por usinas de açúcar e etanol a partir do bagaço de cana é altamente complementar à hidroeletricidade, pois é oferecida no período mais seco do ano, quando os reservatórios atingem níveis mais baixos. Isto aumenta substancialmente a segurança do sistema elétrico nacional.

Também foram inauguradas mais cinco termelétricas a biomassa: Clealco, em Queiroz; Iacanga, no município do mesmo nome; Destilaria Andrade em Pitangueiras, do Grupo Guarani; Noble Energia em Sebastianópolis do Sul; e Açucareira Ester, em Cosmópolis.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram