JornalCana

NovaFox investe em frete para açúcar e álcool

A maior demanda por fretes rodoviários para açúcar e álcool no país está estimulando investimentos nessa área. A corretora NovaFox, de São Paulo, que comercializa açúcar e álcool, também passou a negociar o frete entre as usinas e compradores. A empresa tem uma carteira de cerca de 380 transportadoras.

Segundo Carlos Dornellas Filho, sócio diretor da NovaFox, a corretora vai adquirir cinco caminhões bitrem para reduzir sua dependência de terceiros e a contar com uma estrutura própria de frete.

Desde 2004, a NovaFox negocia energia e créditos de carbono para os países da Europa. Inaugurada novembro de 2003, a corretora é especializada na comercialização de açúcar e álcool.

O investimento no mercado de frete reflete os gargalos do setor sucroalcooleiro no escoamento da produção e também os maiores volumes negociados para o exterior. O mercado nacional de fretes agrícolas, que tinha a soja como principal referência para formação de preços, agora está atento ao açúcar. Com a quebra da produção da soja na safra passada, por conta dos problemas climáticos, o preço dos fretes para os grãos recuou devido à maior oferta de veículos disponíveis.

A participação média do frete no valor final do açúcar ficou em 11,5% até julho deste ano, com um pico de 15% durante maio, início da colheita no centro-sul do país. Fora da fase de colheita, o índice atinge uma mínima de 7,5%. No caso do álcool, a comparação não pode ser feita, mesmo que a demanda por escoamento deste tipo de produto até os portos tenha crescido.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram