JornalCana

Novabio é eleita Entidade do Ano no MasterCana Nordeste 2019/20

Dentre seus objetivos a entidade empenha-se para garantir manutenção e ampliação de cotas de exportação de açúcar e etanol

A Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bionergia (Novabio) foi eleita Entidade do Ano no MasterCana Nordeste 2019/20. A recém-criada entidade nasceu com 40 indústrias produtoras de açúcar, etanol e bioenergia filiadas e que juntas fornecem diretamente 250 mil postos de trabalho no Brasil. Foi constituída pela iniciativa dos Sindicatos de Produtores da Indústria do Açúcar e do Álcool das regiões Norte e Nordeste, recebendo adesão de unidades industriais de outros Estados.

LEIA MAIS > Presidente da Usina Coruripe é eleito Executivo do Ano no MasterCana Nordeste 2019/20

O presidente executivo é Renato Augusto Pontes Cunha e o presidente do Conselho Deliberativo é Pedro Robério Nogueira, personalidades influentes no setor, graças às suas atuações no Sindaçúcar, de Pernambuco, presidido por Cunha; e no de Alagoas, presidido por Nogueira.

LEIA MAIS > Safra de cana no Nordeste avança 12,6% e deve chegar a 50 milhões de toneladas

O foco de atuação da Novabio é promover ações regionais e de apoio as questões nacionais relevantes do setor, a defesa permanente do segmento de bioenergia nacional e a sua sustentabilidade por meio de instrumentos de gestão institucional que realcem a geração de renda e valor da cadeia produtiva. Renato Cunha afirma que a entidade é genuína em defesa da produção brasileira. “O nosso norte não recai em sermos únicos, nem muito menos plurais, mas sermos genuínos em defesa da produção realizada no Brasil”.

LEIA MAIS > Por safra mais produtiva grupos e usinas do Nordeste serão premiados

Desta forma, a Novabio vem batalhando pela manutenção e ampliação das cotas de exportação de açúcar e etanol no âmbito da Lei 9362/96. Fato que contribuiu para que o governo federal defini-se em outubro de 2019 novas regras para cota de importação do biocombustível. “Ao regular a distribuição da cota, o Governo cumpre seu papel e, assim, tenta minimizar o problema”, destaca Cunha. Ele ressalta que a Novabio e os sindicatos do nordeste continuarão vigilantes para que as cotas sejam exercidas de forma menos concentrada e voltadas ao universo dos produtores.

LEIA MAIS > “Usinas do Norte e Nordeste finalizam safra acima de 51 milhões de toneladas”

Portanto, por sua atuação zelosa em relação aos interesses da agroindústria canavieira na região Norte/Nordeste, os representantes da Novabio receberão o troféu de Entidade do Ano na noite de 6 de fevereiro na prestigiada Spettus Steak House, em Boa Viagem, Recife (PE). Com apenas 200 convidados VIPs, o jantar e cerimônia de premiação do MasterCana contará com representantes de grupos, usinas, entidades e personalidades que se destacaram durante a safra. Mais detalhes do evento podem ser visualizados aqui.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram