JornalCana

Nova variedade de cana deve impulsionar moagem da Usina Pindorama

Com o início da safra da Usina Pindorama de Alagoas, a expectativa é grande por conta da nova variedade RB 981552 testada na unidade, e que já está pronta para o corte.

Adeilton Lourenço, técnico agrícola da usina, revelou que a nova variedade está sendo testada no Centro de Variedades Experimental implantado na Pindorama pelo PMGCA – Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar. “A RB é bastante versátil e boa para início e meio de safra. Vamos aguardar para ver como ela vai se comportar durante o ciclo. De acordo com os resultados, iremos encaminhar para nossos colonos”, lembra.

Com a ajuda de experimentos a cooperativa pretende moer este ano de 850 a 900 mil toneladas de cana-de-açúcar neste ciclo, representando um crescimento de 25 a 30% em relação à safra 2009/2010.

Atualmente predominam nas áreas dos cooperativados as variedades RB 92579, 98710 e 867515.

Segundo Adeilton Lourenço, cada variedade se desenvolve de maneira específica conforme a época do ano e o clima. A variedade com final 710, por exemplo, ocupa 30% dos 3 mil hectares de terras dos colonos nesta safra. Para o meio e fim de safra a variedade de final 579 é avaliada pelos produtores como um dos melhores resultados.

“A 579 é uma vedete dos colonos. Eles se adaptaram bem e estão gostando do desenvolvimento da variedade. Quando chegamos a eles para falar de variedades eles perguntam logo se é a 579, porque ela se adaptou bem ao nosso clima, as chuvas e a seca. É uma cana que sofre mais na seca, mas no momento da chuva ela dispara em relação às outras”, avalia o técnico agrícola.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram