Passo Fundo – RS se prepara para receber uma nova usina de etanol que promete ser um grande empreendimento na região.
A empresa gaúcha Be8, anteriormente conhecida como BSBios, investirá cerca de R$ 556 milhões na construção da usina, com previsão de conclusão em 2025.
A usina terá capacidade para produzir até 220 milhões de litros de etanol por ano, nas variedades anidro e hidratado, atendendo às diferentes demandas do mercado.
Além disso, o empreendimento não se limitará apenas à produção de etanol, pois também incorporará a geração de farelo de milho DDGS, com uma estimativa de 155 mil toneladas anuais. Esse subproduto será uma opção valiosa de alimentação para a indústria pecuária, especialmente para bovinos.
LEIA MAIS > RenovaBio atinge marca de 100 milhões de CBIOs emitidos
Para alcançar a produção dos subprodutos, a usina processará aproximadamente 525 mil toneladas de cereais, como trigo, triticale e milho, exigindo a construção de uma unidade industrial específica, independente da matriz da empresa. A localização das novas instalações será no km 316 da BR-285.
O projeto também tem o potencial de gerar oportunidades de emprego para a população local, com a expectativa de criação de até 143 empregos diretos e cerca de mil empregos indiretos após a conclusão das operações, que está planejada para o ano de 2025.
A companhia recebeu recentemente a licença prévia para construir a usina, um passo importante para o avanço do projeto. Com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin e do governador Eduardo Leite, o lançamento do termo de compromisso para início da obra está marcado para a esta sexta-feira (4).