JornalCana

Nova reserva transforma o Brasil em um dos maiores produtores de petróleo, diz Lula

O Brasil passará a ser um dos maiores produtores de petróleo do mundo com a descoberta do novo campo na Bacia de Santos, segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em seu programa de rádio Café com o Presidente de hoje, Lula afirmou que é uma benção de Deus o país ter uma empresa como a Petrobras.

Significa que o Brasil passa a ser um dos maiores produtores de petróleo do mundo. Obviamente que esse petróleo, ele não vai conseguir ser extraído amanhã. Ele vai ter que esperar, pelo menos, uns cinco ou seis anos enquanto a Petrobras se prepara do ponto de vista tecnológico para chegar no petróleo,que é quase 6 a 7 mil metros de profundidade , disse o presidente

Temos tecnologia para isso, a Petrobras tem possibilidade, agora isso precisa um pouco mais de estudo, de mais investimento em tecnologia, para que a gente possa fazer com que esse petróleo comece a gerar as riquezas que nós tanto precisamos. E também porque o Brasil, a partir daí, passa a ser um grande exportador de petróleo. E eu acho que foi uma benção de Deus para o Brasil, ter uma empresa que tenha acreditado em pesquisar petróleo em tanta profundidade como a Petrobras , completou.

O presidente afirmou que, com a descoberta do novo campo, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu suspender o leilão de 41 blocos de áreas petrolíferas.

Resolvemos suspender o leilão de todos os blocos que estão dentro dessa área de 800 quilômetros. Obviamente que alguns ficaram porque aqueles blocos que tinham sido leiloados antes dessa decisão, os contratos continuarão. Por exemplo, o campo de Tupi tem uma parceria de 10% da empresa de Portugal, de 25% de uma empresa inglesa e 65% da Petrobras. Esse campo continua no leilão. Aqueles que estão dentro e que não tinham sido leiloados ainda, nós tiramos , disse.

Segundo Lula, a descoberta do novo campo petrolífero não resultará em menos investimentos em biocombustíveis.

A questão do biocombustível, ela tem duas finalidades importantes. Primeiro, aumentar a importância do Brasil na matriz energética mundial que queremos construir para combater a poluição do planeta. Todos nós sabemos do aquecimento do planeta e todos nós sabemos que o petróleo é um dos causadores desse problema. Portanto, nós vamos continuar investindo nos biocombustíveis , afirmou o presidente.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram