JornalCana

Nova obra amplia horizonte para cogeração, afirma engenheiro

A implantação de novo sistema de transmissão de energia na região Nordeste do Estado de São Paulo, pela CPFL Energia, permite um novo horizonte de perspectivas para novas implantações e ampliações de parques geradores como as cogeradoras de usinas e destilarias.

A avaliação é do engenheiro Humberto Vaz Russi, da Aliança Engenheiros Associados, a partir da futura implantação, pela distribuidora, de obras como a Subestação Morro Agudo, que deve entrar em operação comercial em setembro de 2017 em 138 KV.

Linha de transmissão de eletricidade

“Como o atual sistema de distribuição da região está totalmente limitado, essa obra será um novo horizonte aos parques geradores”, diz Russi. “Associada a essa obra ocorrerão reforços e ampliações das linhas e do sistema elétrico existente em 138 KV, de forma a que possa atender a um raio de investidores com maior amplitude e capacidade de escoamento.”

Conforme o engenheiro, a transformação de 500 KV para 138 KV na SE Morro Agudo será de 2×400 MV, ou seja, 800 MVA. Os custos como CUSD e CCD, emenda, dependerão diretamente do volume de MW a ser exportado e esse valor é regulado em Despachos Específicos da Aneel por distribuidora em específico, ou seja, cada uma tem os seus custos regulados.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram