Mercado

Nova América construirá usina de álcool e açúcar no MS

A Nova América vai construir sua terceira usina de produção de álcool e açúcar. A planta receberá investimentos de 900 milhões de reais e será instalada no município de Caarapó, em Mato Grosso do Sul. Com capacidade para processar até 4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano, a unidade deverá entrar em operação na safra de 2009/2010.

No início, a unidade vai moer 1 milhão de toneladas. Até 2017, porém, a expectativa é que a moagem suba para 4 milhões de toneladas. Quando isso ocorrer, a usina produzirá 330 000 toneladas de açúcar e 130 milhões de litros de álcool por ano. A produção atenderá tanto a demanda interna, quanto as exportações.

Para atender a demanda da nova usina, serão plantados 55 000 hectares de cana-de-açúcar em Caarapó. A etapa inicial do plantio, com a constituição de viveiros, começa no final de setembro. A primeira colheita será realizada em 2009, quando a usina entrar em operação.

A Nova América possui 59 anos de atuação no mercado e é uma das cinco maiores produtoras de açúcar e álcool do país. Seu faturamento anual é de aproximadamente 1,4 bilhão de reais. Em março de 2005, a empresa adquiriu a marca de açúcar União da Copersucar. O grupo conta com duas usinas na região paulista de Assis – uma em Maracaí e outra em Tarumã. Também possui uma refinaria no Rio de Janeiro e uma empacotadora em Sertãozinho (SP). Por ano, o grupo vende 1,4 milhão de toneladas de açúcar e 220 000 metros cúbicos de álcool. A empresa é líder no mercado varejista de açúcar, com um terço das vendas.

Banner Revistas Mobile