JornalCana

Nogueira assume a Agricultura e diz que prioridade é gerar emprego

O novo secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Duarte

Nogueira, assumiu a pasta ontem dia 2 de janeiro na sede da secretaria no lugar de Lourival Carmo Monaco. Cerca de 300 pessoas, entre prefeitos,vereadores, deputados e autoridades ligadas ao setor, participaram da cerimônia de transmissão de cargo.

A solenidade ocorreu após o governador Geraldo Alckmin dar posse aos 21 secretários no Palácio dos Bandeirantes. Monaco destacou a importância dos programas desenvolvidos pela secretaria na geração de empregos e renda. “Os objetivos, definidos de forma precisa pelo Governador Geraldo Alckmin, ressaltam o papel do Estado como agente regulador e promotor de investimentos públicos, calcados na competitividade, justiça social, qualidade do serviço público e ambiental”, disse. Monaco disse também que o Estado tem buscado parcerias, principalmente com os municípios, para buscar maior eficiência na aplicação dos recursos públicos. “A geração de emprego e renda e a formação de parceiras tem sido a palavra de ordem nesta secretaria”, afirmou.

O novo secretário ressaltou a importância que o agronegócio representa para São Paulo e para o Brasil. “Nosso Estado ocupa o topo da produção agrícola brasileira e é responsável por 15,6% do valor total. O valor da produção do Estado de São Paulo atingiu mais de R$ 20 bilhões neste ano, um crescimento real de 7,41% em relação ao ano passado”, disse.

Nogueira também afirmou que as prioridades na secretaria serão: “traçar políticas que permitam o crescimento do emprego no setor, apesar do avanço tecnológico; ampliar o acesso de pequenos e médios produtores aos novos mecanismos de financiamento rural; garantir a renda do produtor; estimular as exportações; defender os produtos brasileiros frente aos países que subsidiam sua produção, estimular o agronegócio familiar; valorizar a pesquisa; adotar ações que garantam o aumento da competitividade de forma sustentável, preservando o meio ambiente; ampliar o projeto estadual de microbacias como instrumento da expansão da agricultura sustentável”, disse.

Em seu discurso de posse, o novo secretário lembrou Mário Covas, “uma escola de administração que faz história no Brasil”, e afirmou que São Paulo, de oito anos para cá, “renasceu e será agora um Estado com o estilo do governador Geraldo Alckmin: empreendedor, solidário, voltado ao futuro e com o pé no chão.”

Metas – “Nossa meta é integrar cada vez mais o elo das cadeias de produção do setor agrícola do nosso Estado junto aos institutos de pesquisa, coordenadorias e órgãos técnicos da Secretaria. Agregar valor à produção, manter e aprimorar a sanidade animal e vegetal de nossos produtos e melhorar a renda do produtor. Além disso, criar instrumentos para fornecer mais informações aos produtores, para que eles possam desfrutar da plataforma tecnológica já existente no Estado. Ao mesmo tempo, buscar novos mercados, especialmente na área internacional. Para isso, vamos colaborar com a nova Agência de Comércio Exterior que está sendo criada pelo governador”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram