Mercado

No Vale do Paraíba, Serra promete duplicar a Tamoios

O candidato ao governo de São Paulo pelo PSDB, José Serra, prometeu ontem em campanha por quatro cidades do Vale do Paraíba concluir a duplicação da Rodovia dos Tamoios, implementar parceria com a iniciativa privada para a construção de um alcoolduto no Porto de São Sebastião, incentivar o turismo no litoral norte e região serrana, e impulsionar a indústria local. Para o Vale do Paraíba, muita coisa, disse, em entrevista em Cruzeiro, cidade de 73 mil habitantes a 210 km da capital. Vamos combinar ações para desenvolver ainda mais o Vale, região que tanta contribuição vem trazendo para o desenvolvimento de São Paulo. Serra chegou a Cruzeiro pouco antes das 13h, de helicóptero, e, acompanhado por políticos locais, assessores e imprensa, iniciou caminhada pelo centro. Na cidade, entrou em lojas, cumprimentou simpatizantes e atendeu a quem pediu autógrafos ou fotos. Dispensou o palanque e prometeu a construção de uma ponte ligando Cruzeiro à Via Dutra. Hoje (a ligação) é feita indiretamente por uma vicinal ou por outro município. Em Guaratinguetá, cidade de 104 mil habitantes vizinha a Cruzeiro, o assédio foi maior. Serra circulou por um calçadão e desta vez discursou, brevemente, enfatizando que precisa confirmar nas urnas o bom desempenho nas pesquisas. Tem gente que ganha e não faz nada daquilo que promete fazer. Mas no nosso caso não. A gente faz, modifica e enfrenta, disse. A principal promessa para Guaratinguetá foi também a conclusão de uma ponte ligando a cidade à Dutra. Estou pronto pra ser governador, concluiu.

Para o restante do Estado, Serra voltou a propor a conclusão do Rodoanel, a ampliação da linha de metrô e a melhoria da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Para o interior, recapear todas as estradas vicinais, estratégicas no transporte da produção agrícola.

Na área de segurança pública, prometeu compensações às cidades com presídios e unidades da Febem, porque os encargos acrescidos por causa dessas unidades são maiores do que do próprio município.

Em São José dos Campos,em rápido encontro com cerca de 70 empresários no final da tarde, ouviu pedidos, recebeu elogios, falou da reforma tributária, mas enfatizou que a prioridade do seu governo vai ser a educação.E o desafio maior é a qualidade da educação, disse. A progressão continuada (sistema no qual o aluno não é reprovado) tirou as provas e vamos ter que dar uma virada nisso. Questionado sobre a qualidade do ensino e a progressão continuada instituída pelo próprio PSDB na gestão de Geraldo Alckmin, ficou irritado. Disse que a progressão não pode estar sozinha, tem que ter provas, reforço, mais professores. Ao ouvir o nome do adversário Aloizio Mercadante (PT), sorriu e andou mais rápido, fugindo da pergunta. Só falaria se o assunto fosse a região. Serra também visitou Jacareí.

SANGUESSUGA

Serra rebateu ontem as acusações do presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), de que o ex-ministro da Saúde Humberto Costa recebe tratamento extremamente duro da imprensa enquanto o tucano, que ocupou a pasta na gestão de Fernando Henrique Cardoso, seria poupado no caso da máfia dos sanguessugas. Isso que esse Berzoini falou é uma tentativa de envolver num mar de lama quem não está dentro da lama. Fui ministro da Saúde com muito orgulho e tenho um orgulho enorme da minha gestão. Foi a gestão onde enfrentamos interesses, diminuímos custos, fizemos os genéricos, campanha da AIDS e jamais criamos dificuldades para vender facilidades, afirmou.

Banner Revistas Mobile