JornalCana

No Paraná, chuvas desaceleram safra 2013/14

img7565

O excesso de chuvas nos últimos três meses tem afetado a safra 2013/14 de cana-de-açúcar em algumas regiões do país. Na região de Engenheiro Beltrão, no Paraná, choveu 660,5 milímetros neste período, sendo que apenas no mês de junho, o volume foi de 327 milímetros.

Na unidade matriz da Sabarálcool, por exemplo, parte da cana que estava cortada na lavoura não pode ser transportada, outra que estava carregada em caminhões canavieiros não pode ser descarregada e a cana depositada no pátio, não pode ser moída.

Entre outros prejuízos, com essa parada, parte da matéria-prima brotou nas carrocerias dos caminhões, nas lavouras e no pátio da unidade. “O rendimento cai fortemente, uma vez que o açúcar contido na matéria-prima é transformado em ácido acético e outras substâncias por microrganismos, antes mesmo do processamento da cana. Assim o faturamento por toneladas de cana moída é fortemente afetado”, explicou o Ricardo Albuquerque Rezende Filho, diretor-presidente da usina.

Mas não é só a lavoura que sofre com o excesso de chuvas. “Houve atraso no faturamento das duas unidades, representando mais de 60 dias de produção e também constrição no fluxo de caixa em função de frustração de receitas, bem como aumento do custo de produção em função da não diluição adequada do custo fixo e menor qualidade tecnológica da matéria-prima”.

img7566

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram