JornalCana

Nerds da tecnologia de olho em biocombustíveis

Bill Gates, presidente do conselho administrativo da Microsoft Corp., pretende investir US$ 84 milhões na produção de etanol e alguns de seus colegas, também pioneiros na área de informática, estão seguindo seu exemplo na expectativa de que o setor de tecnologia possa vir a ajudar os Estados Unidos a se livrarem de sua dependência do petróleo.

A Cascade Investments LLC, de Gates, comprou no último dia 13 uma participação na Pacific Ethanol Inc., empresa de Fresno, no Estado americano da Califórnia, que afirma que se tornará a maior comercializadora de combustível fabricado a partir do milho da Costa Oeste dos EUA. Vinod Khosla, fundador da Sun Microsystems Inc., a quarta maior fabricante de servidores de rede, está financiando pesquisas sobre a utilização do etanol como combustível.

As cotações recorde do petróleo estão acelerando o ímpeto da busca por novas formas de energia. A demanda por combustíveis fabricados a partir do milho, da cana-de-açúcar e da soja quadruplicará nas próximas três décadas, período durante o qual o consumo de petróleo crescerá menos de 60%, segundo cálculos da Agência Internacional de Energia (AIE).

Nos últimos 30 anos, foram investidos US$ 27,4 bilhões em pesquisa sobre fontes renováveis, segundo a AIE. Até o momento, as fontes renováveis de energia correspondem apenas a 5,5% de todas as fontes primárias de combustível utilizadas pelos 26 países membros da AIE, com a energia hidrelétrica respondendo por 2%, combustíveis como o etanol por 2,9% e a energia eólica por 0,6%.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram