JornalCana

Negociações com o Japão podem finalizar em 2004

Esta semana, na reunião da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool, em Brasília (DF), discutiu-se o interesse do Japão em importar álcool hidratado brasileiro. Representantes do Banco Japonês de Cooperação Internacional (JBIC) já estiveram reunidos com diretores do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a estimativa é que a partir de abril de 2004, sejam liberados os recursos.

No Paraná, diretores da empresa japonesa Fujiiyoshi, interessados na importação de álcool combustível, estiveram com o vice-governador e secretário da Agricultura e Abastecimento, Orlando Pessuti.

O presidente da Associação de Produtores de Álcool e de Açúcar do Estado do Paraná (Alcopar), Anísio Tormena, disse que com a liberação do governo japonês para a adição de 3% de álcool carburante à gasolina, há uma possibilidade de exportação de 1,8 bilhão de litros de álcool.

A Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool também decidiu propor ao ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, a adoção de uma alíquota única do Imposto de Circulação sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) para o álcool hidratado. Atualmente, a média do imposto é de 25%, apesar de em algumas localidades chegar a 7%. A idéia é que fique em 12%.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram