JornalCana

Nature destaca avanço dos biocombustíveis no Brasil

A revista Nature lançou, em sua edição atual, um suplemento especial sobre biocombustíveis. Intitulado “Semeando substitutos para combustíveis fósseis”, o suplemento reúne artigos e reportagens que abordam os biocombustíveis sob diferentes perspectivas.

A revista destaca que os biocombustíveis podem ser uma parte significativa da resposta à pergunta que se faz atualmente sobre como a humanidade pode seguir em direção à mobilidade de baixo carbono assegurando, por um lado, o suprimento necessário de alimentos e serviços ambientais suficientes e, por outro, minimizando ou mesmo revertendo a produção de gases de efeito estufa, em um contexto no qual se prevê que o uso de energia deverá dobrar até 2050. Segundo a publicação, os biocombustíveis podem substituir muitas aplicações do petróleo e, em particular, os combustíveis líquidos utilizados no transporte. Além disso, eles, também, podem servir como substitutos do petróleo nas indústrias petroquímicas, como, por exemplo, na produção de polímeros “verdes”. Em contrapartida, a produção de biocombustíveis de plantas tem gerado muita controvérsia e equívoco. O que, na opinião dos autores, justifica e torna oportuno o suplemento especial da revista sobre o tema.

De acordo com a Nature, em 2010 os Estados Unidos produziram 13 bilhões de litros de etanol de milho, o que corresponde, aproximadamente, a 10% do total do combustível que utilizam e representa um aumento de 800% em relação a 2000. Por sua vez, o Brasil, também, teve aumento de sua produção, que chegou a, aproximadamente, oito bilhões de litros de etanol de cana de açúcar, representando cerca de 50% do combustível utilizado no país. Mas esse aumento não foi obtido apenas com a expansão do uso da terra para plantio.

O suplemento, ainda, destaca a experiência bem-sucedida do Brasil na utilização do etanol de cana de açúcar como combustível, por meio de pequenas mudanças nos motores dos automóveis e na produção do chamado polietileno “verde” por companhias petroquímicas, além do farneseno (o diesel da cana), que deverá começar a ser produzido em breve no país.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram