JornalCana

Natrucan auxilia fermentação alcoólica e permite produção de leveduras

A Elanco Saúde Animal, em parceria com a HealthPro Brands, chegou a um composto natural que pode ser usado para combater as principais bactérias que prejudicam o processo de fermentação alcoólica. Natrucan será lançado no Brasil em maio, apontando resultados de eficácia similares aos do principal produto da Elanco para este mercado, o Kamoran, antimicrobiano com atuação comprovada no controle de bactérias oportunistas durante o processo de fermentação alcoólica. Além disso, Natrucan não afeta o metabolismo da levedura e não deixa resíduos na fabricação de levedura seca e de seus derivados. A novidade é, portanto, voltada aos produtores que, além de produzir álcool, também destinam as leveduras para a indústria de alimentação.

Natrucan não é um agente antibacteriano. Contendo ingredientes naturais e certificados, o produto tem mecanismo de ação físico, que dissolve parte da parede celular das bactérias contaminantes dos processos fermentativos. Desprotegidas, estas bactérias são imediatamente “corroídas” pelo meio ácido em que se encontram. A ação do composto, porém, não interfere na atividade das leveduras, cuja parede celular é mais grossa e resistente. “Além de eficaz, trata-se de um produto com ampla segurança, que age no combate às bactérias e ainda mantém as leveduras viáveis”, afirma Milton Serapião, Executivo de Desenvolvimento e Gestão de Negócios de Etanol.

Hoje, os processos fermentativos que não contemplam o uso de agentes antimicrobianos para o controle bacteriano apresentam resultados menos eficazes que aqueles verificados com uso de Kamoran, antibacteriano já estabelecido e tradicional. Assim, os custos do produtor de leveduras aumentam, já que fica mais difícil controlar as bactérias oportunistas e, portanto, conduzir o processo de fermentação de maneira eficaz.

Sobre o processo – A fermentação alcoólica acontece quando leveduras metabolizam os açúcares presentes na cana-de-açúcar, produzindo etanol. Como o processo não é asséptico, há presença de bactérias que contaminam a fermentação. Tais microrganismos metabolizam os mesmos açúcares, produzindo ácidos orgânicos. Desta forma, as bactérias competem com as leveduras pelos açúcares, fazendo com que haja redução substancial da produtividade. Portanto, para alcançar pleno potencial de produção, os produtores de álcool utilizam recursos para o controle bacteriano, que são antimicrobianos e produtos naturais, com objetivo principal de controlar bactérias prejudiciais à fermentação.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram