JornalCana

Nastari apresenta estimativas para safra 2003/04 e 2004/05 na Infocana

O setor sucroalcooleiro vive um momento decisivo para a retomada do crescimento. A Unica – União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo, intensifica a prospecção de novos mercados para o álcool, num momento em que o Japão confirma a implantação de um programa de adição do álcool na gasolina e outros países demonstram disposição para a adoção de programas similares.

A era do combustível alternativo e ecologicamente correto ganha novas fronteiras depois de se consolidar em tecnologia e mercado internamente. A indústria automobilística, por exemplo, já se convenceu da viabilidade do álcool como combustível, tanto que os projetos dos motores bicombustível (movidos à gasolina e/ou álcool) se estendem por várias linhas de produção.

Esses são apenas alguns exemplos que desenham o futuro do setor sucroalcooleiro no Brasil. Para Plínio Nastari, presidente da Datagro, a tendência é de que o álcool se transforme, num curto prazo de tempo, numa commodity energética, a ser misturada à gasolina em boa parte do planeta, o que só beneficiaria o setor sucroalcooleiro nacional. Os produtores de cana estão se preparando para aproveitar essa oportunidade de mercado e um fator fundamental é a maneira que vai se comportar o mercado a curto e médio prazo. Para analisar esse quadro, a InfoCana traz com exclusidade o professor Plínio Nastari que vai abordar os “Cenários e Tendências de produção e preço para as safras 2003/04 e 2004/05”. Nastari mantém credibilidade junto ao agronegócio sucroalcooleiro por apresentar estimativas técnicas de produção e preços, historicamente efetivados, muito próximos da realidade.

A Infocana 2003, que acontece de 16 a 18 de setembro no Centro de Convenções Ribeirão Preto, é uma iniciativa do Procana – centro de informações sucroalcooleiras que vem suprir a demanda de desenvolvimento e capacitação profissional de executivos e administradores do setor ao disponibilizar, de forma integrada e abrangente, os conhecimentos, experiências e ferramentas de gestão mais atuais e relevantes para as usinas e destilarias em todo o Brasil.

Dentre outros grandes nomes da área, a InfoCana também traz com exclusividade:

OZIRES SILVA, ex-presidente da Petrobras, Embraer e Varig. Ele vai discutir “o álcool como principal combustível na era hidrogênio – Estratégias do setor para aproveitar oportunidades mundiais em energia e alimentação”; ANDRÉ BEER, presidente da André Beer Consulting, “Os impactos das novas tecnologias automotivas multicombustível e a nova postura dos produtores para assegurar o crescimento do mercado do álcool”; ANTONINHO MARMO TREVISAN, presidente da Trevisan Auditoria, Consultoria e Educação “Crescimento Planejado – Aspectos fundamentais de um plano estratégico para empresas sucroalcooleiras”;CARLOS CEZARETO, vice presidente do Banco Macquarie do Brasil, “Como viabilizar e aproveitar os benefícios das Operações Estruturadas de Financiamento como mecanismo alternativo de alavancagem de recursos”; JAMES MISTER, gerente da Cargill Risk Management, “Como adotar o sistema de Gerenciamento de Riscos, entre outras ferramentas, para mitigar os riscos relacionados à volatilidade do mercado futuro”.

A InfoCana também será palco no dia 18 de setembro, do já tradicional Simpósio anual do Gerhai – Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria.

Confira a programação completa através do site www.infocana.com.br ou ligue para a ProCana: (16) 3968-4010.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram