JornalCana

Nasa usa algas para produzir biocombustíveis de aviação

A Nasa pretende produzir combustível de aviação renovável sem competir com a agricultura e, ainda, contribuir com a redução das emissões de gases-estufa e com a limpeza dos efluentes. O processo, chamado de Offshore Membrane Enclosures for Growing Algae (Omega), usa tubos flexíveis de plástico, chamados fotobiorreatores. Flutuando na água do mar, eles contêm algas capazes de crescer rapidamente, mesmo em águas sujas.

Essas algas usam energia do sol, dióxido de carbono e nutrientes dos efluentes para produzir biomassa, que pode ser convertida em biocombustível, fertilizante ou ração. Por remover os nutrientes dos efluentes, as algas limpam a água e contribuem para evitar a formação de zonas marinhas mortas.

Conforme as algas ganham biomassa, os tubos plástico s flexíveis se enchem e podem ser facilmente recolhidos. Depois, são aproveitados como insumo na produção de combustível ou de fertilizante.

O projeto consumiu US$ 10 milhões em pesquisas. A Nasa pretende estudar a viabilidade técnica deste sistema, preparando o caminho para sua aplicação comercial. Os primeiros resultados indicam que o Omega é eficaz no tratamento de águas residuais de uma estação de tratamento de pequena escala.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram