JornalCana

“Não é subsídio, é empréstimo”, diz secretário

2010-04-07 Torre Energia Eletrica Bioeletricidade (1)

“Os aportes do Tesouro estão sendo chamadas erroneamente pelo mercado de subsídios. São empréstimos.” A afirmação é de Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia.

Ele afirma que os recursos estão sendo apenas sendo emprestados pelo Tesouro às distribuidoras de energia elétrica, para cumprir obrigações contratuais, e que serão devolvidos em cinco anos.

“Não podemos romper contratos. Está previsto na lei que as distribuidoras serão ressarcidas, pois elas não interferem nos preços da energia no país. O custo é dos consumidores “, disse à Folha.

Zimmermann afirmou que o Tesouro está apenas suavizando para o consumidor o “choque” provocado pela forte alta dos preços da energia elétrica no mercado livre, causada pela falta de chuvas e pela saída de Cesp, Copel e Cemig dos leilões de energia.

Ajuda histórica

O secretário-executivo ressalta que historicamente os consumidores de energia subsidiaram a sociedade, pagando mais caro para bancar programas sociais importantes como o “Luz para Todos”, o apoio à população de baixa renda e a equalização das tarifas do Norte do país, onde, por enquanto, só existe energia térmica.

Esses subsídios custavam cerca de R$ 10 bilhões.

“O que nós fizemos foi limpar a conta de energia desses subsídios, que agora são pagos pelo Orçamento da União, aumentando a competitividade da economia”, disse o secretário.

Fonte: Folha de S. Paulo

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram