JornalCana

Na ponta do lápis

A regra de que o consumo de etanol é 30% maior que o da gasolina não se aplica a todos os carros. Aprenda a fazer a conta certa para não desperdiçar dinheiro

O valor do combustível varia de acordo com o estado: não deixe de fazer as contas da relação gasolina/álcool

Diz a regra que, para o bolso, só compensa abastecer o veículo com etanol se seu preço for até 70% do valor da gasolina. Isso porque é necessário fornecer ao motor mais 30% do derivado da cana-de-açúcar para alcançar o mesmo desempenho do combustível fóssil. Só que o percentual é uma média para os modelos flex disponíveis no nosso mercado. Para quem gosta de dedicar um tempinho com o carro, mostramos os passos de como calcular a relação etanol/gasolina especificamente para o seu veículo.

De acordo com Francisco Satkunas, conselheiro da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), essa diferença se dá principalmente devido à calibragem do sistema de injeção eletrônica, que pode favorecer tanto o uso do etanol quanto da gasolina. “Você pode encontrar modelos em que a relação entre o etanol e a gasolina é de 75%, outros de 65%, mas o desempenho entre esses combustíveis nunca será igual”, afirma.

Para encontrar a relação etanol/gasolina do seu veículo, é preciso antes obter o consumo médio de três tanques de gasolina e depois a média da mesma quantidade de etanol. Por que três tanques? Para saber qual é a média exata do seu veículo. Suponhamos que, com um tanque, você ande muito em trechos com muitos aclives, com outro faça uma viagem. Os três tanques vão mostrar a média de consumo mais próxima da realidade.

Fidelidade

Para calcular corretamente, valem algumas dicas: abasteça sempre no mesmo posto, na mesma bomba e, se possível, no mesmo horário. Peça para o frentista interromper o abastecimento no primeiro clique da bomba. Essa conta é simples sugestão. Ao abastecer, confira quantos quilômetros você rodou desde a última vez que encheu o tanque e divida o número pelo volume de combustível registrado na bomba. Essa é a média de quilômetros por litro do seu carro, que deverá ser feita três vezes com cada combustível.

Para obter a média dos três abastecimentos com cada combustível, basta somá-los e dividir por três. Essa é a média de quilômetros por litro mais próxima da sua rotina no trânsito. Já para achar a relação etanol/gasolina, você deve multiplicar o consumo médio com etanol por 100 e dividir o resultado pelo consumo médio de gasolina. O número encontrado é o percentual etanol/gasolina. Como usar esse número? Da mesma forma que usamos o índice médio de 70%. Digamos que o resultado tenha dado 72. Então, para o etanol valer a pena no seu carro, ele deve custar até 72% do preço da gasolina.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram