JornalCana

Na entressafra, Unica vai monitorar o etanol

O mercado de etanol terá monitoramento contínuo no período de entressafra para evitar desabastecimento do produto, com reuniões periódicas entre governo e os agentes de mercado, informou a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). A medida foi acertada com integrantes dos Ministérios da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Ministério das Minas e Energia, Ministério da Fazenda e Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O monitoramento não indica sinais de falta do produto. Pelo contrário, assegura o diretor da Unica, Antonio de Padua Rodrigues. O atual cenário produtivo fornece total tranquilidade para o abastecimento do mercado doméstico. As unidades do centro-sul deverão produzir cerca de dois bilhões de litros a mais de etanol neste ano safra e, até o momento, deixaram de exportar mais de um bilhão de litros em comparação com a safra passada.

A redução das exportações para os mercados dos Estados Unidos e Europa ocorreu em função de uma desaceleração da demanda por conta dos problemas econômicos nessas regiões, informou a Unica. Portanto, o etanol disponível para o abastecimento do mercado doméstico deverá crescer praticamente em três bilhões de litros, disse Pádua.

Ainda de acordo com o executivo, o governo se comprometeu em aprimorar continuamente o programa de warrantagem, de forma a viabilizar a tomada de crédito e reduzir a volatilidade de preços do etanol entre os períodos de safra e de entressafra.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram