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MWM international motores aposta em projetos com combustíveis alternativos

A MWM INTERNATIONAL Motores, líder na fabricação de motores diesel no Mercosul, está apostando em diversas alternativas de combustíveis para alimentação de seus motores. São projetos de propulsores movidos a biodiesel ou a gás natural veicular (GNV), ou mesmo sistemas diesel-elétrico e o Dual Fuel – diesel-gás natural veicular (GNV).

O gás natural veicular (GNV) é uma alternativa de combustível que a empresa tem avaliado. Um dos projetos testa o potencial em performance e também em emissões do motor Acteon 6.12 TCE aplicado ao ciclo Otto usando o GNV. Desenvolvido em duas fases – primeiro em testes com o motor em dinamômetro e, depois, no próprio veículo, em um ônibus Volkswagen -, o projeto já apresentou resultados positivos como economia com combustível e redução no nível de emissões.

Outro estudo envolvendo o GNV é o sistema flexível, que combina o diesel ao gás natural veicular (GNV). O projeto foi batizado de Dual Fuel e permite melhor combinação entre os dois combustíveis utilizando uma tecnologia baseada no sistema de gerenciamento eletrônico. O motor é um MWM INTERNATIONAL 6.10 TCA adaptado para o GNV que equipa um ônibus Volkswagen.

Um dos programas mais conhecidos da MWM INTERNATIONAL Motores é o de biodiesel, cujos veículos rodam com o chamado B5 (uma mistura de 5% de biodiesel ao diesel comum) de soja ou mamona, e que ultrapassou a marca, em junho último, dos 100 mil quilômetros rodados sem apresentar falha. Este projeto é desenvolvido no Rio de Janeiro (RJ) e em Ribeirão Preto, interior do Estado de São Paulo. No Rio de Janeiro o veículo é um ônibus Volkswagen 17.210 OD com motor eletrônico MWM INTERNATIONAL Acteon Euro III, utilizando uma mistura B5 de soja (95% de diesel e 5% de biodiesel), com sucesso. Já em Ribeirão Preto, onde o programa começou em 2005, são dois caminhões Volkswagen (modelos 8.120 e 8.140) rodando com mistura B5 de soja, mais dois caminhões Volkswagen dos mesmos modelos rodando com B5 de mamona. Além de ser uma fonte de combustível renovável, o biodiesel beneficia diretamente o controle de emissões nos motores diesel, reduzindo consideravelmente o material particulado, ou a popular fumaça preta.

Em desenvolvimento nos Estados Unidos em parceria com a International Trucks, o caminhão diesel elétrico da empresa tem como meta aliar a redução nos níveis de emissão de poluentes nos grandes centros urbanos e apresentar bom rendimento nas estradas. Ele conta com dois motores – um diesel e um motor gerador elétrico. Um dos diferenciais é o sistema inteligente de gerenciamento de torque, que dosa o torque fornecido aos dois motores, o que possibilita a rodagem apenas com a tração elétrica ou a mista, dependendo do percurso, se urbano ou estrada.

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